Senador diz que Congresso também é responsável por buscar soluções para a crise financeira internacional.
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse nesta terça-feira (14) que o Congresso Nacional também é responsável pela busca de soluções para a crise financeira internacional. Ele destacou o papel do PMDB na garantia de uma maioria estável neste momento de dificuldade e disse que a crise não deve ser politizada, mas analisada sob uma perspectiva histórica, tendo em vista o futuro do Brasil. O senador defendeu o entendimento com a oposição em torno das matérias em pauta.
– Caberá ao PMDB uma função estratégica nesta cruzada. É, em boa parte, de nossa responsabilidade a manutenção da capacidade de ação do governo naquilo que é crítico, que é vital para o encaminhamento das soluções demandadas neste momento. A base aliada está muito consciente da gravidade do momento em que vivemos, da necessidade de dar à sociedade as respostas que forem necessárias, de fazer cumprir à plenitude o papel que cabe ao Parlamento em nosso sistema político – afirmou.
Na avaliação de Renan, à oposição caberá a contestação, "é natural, é legítimo". Ele disse que esse papel é o de fiscalização e controle do poder e o de oferecer visões alternativas às do governo, e que é perfeitamente possível fazer oposição ao governo sem fazer oposição ao país. O senador ainda assinalou que a sociedade terá papel de destaque na gestão da crise financeira internacional.
– Ela precisa se educar para a vida democrática e o exercício da cidadania. É preciso que a população conheça o papel do Legislativo e a importância da democracia para a sua vida. O prédio do Congresso é visto hoje como símbolo de crise e não de solução – concluiu.