Implantação do projeto será anunciada segunda-feira.
O prefeito Cícero Almeida e o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, anunciam na próxima segunda-feira (20), às 16h, a implantação em Maceió do primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do país. O investimento é da ordem de R$ 150 milhões.
A adoção desse novo sistema de transporte em Maceió vinha sendo negociada desde o ano passado entre a Prefeitura, o Ministério das Cidades e a CBTU. Com a aprovação do projeto, Maceió será a primeira entre as capitais do Nordeste onde a CBTU vai implantar o sistema, previsto para ser adotado também em Natal e João Pessoa.
As três capitais têm situações idênticas, sendo que o percurso do VLT de Natal será o maior com 56 quilômetros em dois ramais. O percurso de João Pessoa é de 30 km e Maceió de 32 quilômetros.
Também conhecido por Trem Padrão – é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns.
Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de "duas frentes", bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.