Trabalho odontológico preventivo é um dos enfoques.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no período de 20 a 24 de outubro, a I Semana de Saúde de Maceió –"Resgatando Sorrisos". Uma ação que envolve também o trabalho odontológico preventivo. O objetivo dessa iniciativa é desenvolver o resgate da cidadania, trabalhando a humanização do atendimento através do SUS, promovendo a integração entre os diversos serviços de saúde, profissionais e comunidade.
Instituições filantrópicas e representativas da sociedade civil organizada estão apoiando a iniciativa. De acordo com os organizadores da ação, o trabalho desenvolvido socialmente implica em reorganizar as ações de saúde da atenção básica visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Este trabalho concentrará ações de promoção e prevenção a saúde, a exemplo da conscientização voltada para os hipertensos e diabéticos, com verificação da PA e Glicemia. Além disso, serão ministradas palestras educativas sobre a dengue, saúde mental.
As ações de saúde bucal serão marcadas por atividades lúdicas, brincadeiras e outras recreações de natureza educativa, tendo como público-alvo principal crianças e adolescentes. Estão previstos também: controles, atendimentos clínicos por meio do uso de unidades odontológicas móveis nas áreas caracterizadas por excesso de demanda reprimida; aplicação de flúor; orientação de higienização e de dieta mais saudável; distribuição de conjuntos formados por cremes dentais e escovas; realização de palestras educativas, exames bucais preventivos e orientações acerca do câncer bucal.
Segundo o secretário da SMS, Francisco Lins, a meta é universalizar atendimento odontológico nos postos de saúde da atenção básica no município de Maceió, melhorando o acesso aos serviços em virtude de uma maior aproximação entre profissionais de saúde e usuários do SUS. "A proposta visa inicialmente atingir um universo de mais de três mil usuários assistidos quando do desenvolvimento das atividades durante a Semana de Saúde", ressaltou.
Transformar risos em sorrisos felizes, através de cuidados básicos e indispensáveis, tais como: o auto-exame de câncer de boca, prevenção à cárie dentre outros procedimentos, esse é fundamento básico dessa ação. Com isso, a iniciativa pretende promover a disseminação de informações técnicas em uma linguagem mais acessível garantindo que os procedimentos coletivos de escovação supervisionada, orientação de higienização e aplicação de flúor e palestras educativas nas unidades de saúde da família dos sete distritos sanitários de Maceió façam parte do cotidiano das comunidades assistidas.
A abertura dos trabalhos acontece na próxima segunda-feira (20), às 8h, no Caic Virgem dos Pobres. Ainda na segunda-feira, as atividades serão realizadas na Escola Dom Hélder Câmara, localizada no Feitosa. Na terça-feira (21), na comunidade Monte Alegre, próxima ao conjunto João Sampaio e na Escola Pedro Barbosa Júnior, de Cruz das Almas; já na quarta (22), acontecem nas unidades de ensino Luiz Calheiros Júnior, no Pinheiro e Natalina Costa, no conjunto Cleto Marques Luz. O encerramento das ações será na sexta-feira (24), na Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes II).