Categorias: Maceió Meio Ambiente

Avanço do mar derruba postes e deixa orla sem iluminação

Há cerca de 20 dias, parte da orla marítima de Maceió está às escuras devido à retirada de oito postes de iluminação pública. O fato é que o aumento do nível do mar está causando a queda dos postes na orla marítima.

Vanessa Alencar/Alagoas24Horas

Vanessa Alencar/Alagoas24Horas

Há cerca de 20 dias, parte da orla marítima de Maceió está às escuras devido à retirada de oito postes de iluminação pública. O fato é que o aumento do nível do mar está causando a queda dos postes na orla marítima, principalmente no trecho das praias da Jatiúca e Ponta Verde.

Desde o ano passado, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (SIMA) tenta buscar uma solução para conter o avanço do mar. Este ano, quatro postes foram derrubados pelo mar e outros quatros foram retirados pela SIMA como forma de prevenir acidentes.

“O ano passado, a maré encheu e derrubou dois postes e um terceiro, retiramos antes que caísse. Posteriormente, fizemos a reposição. Este ano, a maré voltou a subir derrubando-os novamente. Agora a solução será a troca dos postes feitos de concreto com 17 metros de altura por outros metálicos de 12 metros", explicou Davi Coimbra, engenheiro da empresa Citeluz, responsável pela obra.

Ele acrescenta que a Sima está estudando a possibilidade de construir muros de contenção. "É preciso encontrar saída, caso o contrário, o problema persistirá", disse, acrescentando que na semana passada, mais um poste foi derrubado na Ponta Verde.

Maré

Para derrubar os postes, a maré alta atinge as línguas negras existentes nas praias. Mudando assim, o curso das águas que segue paralelo ao habitual deixando os postes descobertos por inteiro. Assim, a força do mar causa a queda de postes.

“A troca dos postes está dependendo apenas da aprovação da SIMA. Mas possivelmente, devem ocorrer entre os meses de novembro e dezembro”, afirmou.