Categorias: Economia

Pesquisa é realizada no Zumbi dos Palmares

Pesquisa é para avaliar demanda turística internacional.

A Secretaria de Estado do Turismo em parceria com a Embratur realiza até 7 de novembro a quarta etapa da Pesquisa de Perfil da Demanda Turística Internacional e da Contagem de Fluxo de Turistas Internacionais/2008.

O levantamento é realizado em parceria com a Infraero e a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), e vem sendo aplicada em 14 aeroportos internacionais administrados pela Infraero: São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão (RJ), Belém (PA), Belo Horizonte/Tancredo Neves – Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA).

O objetivo é recolher informações sobre o turismo internacional no Brasil – turismo receptivo e turismo emissivo –, a partir de dados coletados nos principais pontos de entrada e saída de turistas, por via aérea e terrestre. Entre outras informações, a pesquisa revela dados sobre perfil socioeconômico, características da viagem, padrão de gastos e avaliação dos serviços e equipamentos turísticos no Brasil.

A pesquisa de demanda turística internacional é realizada anualmente, em quatro etapas do ano, para captar as variações da sazonalidade. Já a contagem de amostras de chegada de não-residentes e residentes é realizada em 12 etapas, distribuídas de acordo com a representatividade de participação de cada portão no total de chegadas e saídas internacionais.