Categorias: Maceió

Camelôs pleiteiam permanência em calçadão do Centro até final de dezembro

Segundo Aline Phayne, os camelôs voltaram a ocupar as ruas do Centro de Maceió desde o ano passado, quando perceberam que o local para onde foram sublocados não estava atraindo clientes, nem rendendo lucro.

Alagoas24horas/Arquivo

Comerciantes não querem que Senador Mendonça seja utilizada como área de descarga

A notícia de que a Superintendência de Controle e Convivo Urbano (SMCCU) teria estabelecido um prazo até quinta-feira, 23, para que os camelôs e ambulantes deixem o calçadão do comércio se espalhou rapidamente e está causando transtornos entre os fiscais da prefeitura e os trabalhadores informais.

De acordo com Aline Phayne, uma das líderes dos camelôs, o assunto foi discutido na manhã desta terça-feira, 21, com a diretoria de fiscalização da SMCCU, que deixou claro que a saída dos camelôs será irrevogável. A decisão da Superintendência deixou o grupo preocupado.

“Como um pai de família vai deixar de trabalhar para seguir uma determinação da SMCCU? Nós concordamos em sair do calçadão, contanto que eles nos deixem ficar até o final do ano, já que fizemos compras, investimos, e temos uma série de contas a pagar. Em janeiro nós podemos ir para qualquer lugar e voltaríamos a discutir o melhor local para os trabalhadores”, sugeriu Aline Phayne.

Ainda segundo ela, os camelôs voltaram a ocupar as ruas do Centro de Maceió desde o ano passado, quando perceberam que o local para onde foram sublocados não estava atraindo clientes, nem rendendo lucro. “A determinação da SMCCU é clara, os camelôs que estiverem cadastrados retornam para os locais de origem, na Praça dos Palmares, os que não possuem cadastro terão de deixar o calçadão sem destino. Isso não é justo, visto que são pais de família que precisam sustentar a casa”, desabafa a comerciante.

“Nós queremos falar com o prefeito porque temos certeza que ele não está sabendo dessas arbitrariedades. Queremos negociar e não fazer confusão, mas não vamos aceitar ficar no prejuízo”, finalizou.

Retirada

A permanência desses comerciantes neste local está proibida desde que a região foi completamente revitalizada. A SMCCU quer que os comerciantes voltem a vender suas mercadorias no local especialmente destinado a eles pela Prefeitura de Maceió, que fica na própria Rua do Comércio (um prolongamento da rua que liga o calçadão à Praça dos Palmares).

A SMCCU dará início amanhã ao trabalho de convencimento desses ambulantes. A idéia é fazer uma abordagem inicial para explicar a essas pessoas que elas estão ocupando o calçadão de maneira irregular.