Abertura oficial da feira será no sábado, às 19h30.
Os animais da Expoagro 2008 – 58ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas – começaram a chegar mais cedo esse ano. A Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal) tinha registrado até estaterça-feira, 21, a entrada de 213 bovinos da raça nelore, dos rebanhos dos criadores Álvaro Vasconcelos, Irmãos Barros Correia e Celso Pontes de Miranda Filho, entre outros criadores.
A entrada dos animais começou domingo, segundo o diretor geral da Adeal, Hibernon Cavalcante. “Para atender os criadores montamos um plantão de sobreaviso, que está funcionando até hoje. A partir de amanhã o plantão serão de 24 horas dentro do Parque da Pecuária. Teremos no local uma equipe de nove veterinários, que se revezarão em três turnos, com uma equipe de apoio”, aponta Hibernon Cavalcante.
A entrada dos animais prossegue até o próximo sábado, quando a exposição será aberta oficialmente. “Depois disso, a entrada será controlada a partir de um cronograma estabelecido pela ACA e Adeal. Montamos uma programação que vai até o dia 3, quando deve ser concluída a saída dos animais, com plantões dentro do parque”, explica o diretor da Adeal.
A montagem dos estandes está na ‘reta final’, explica o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (Associação dos Criadores de Alagoas (ACA)), Edílson Maia. “Serão mais de 100 expositores dentro da pecuária. A maioria dos estantes já foi levantada e até amanhã a montagem fica pronta. O parque de diversões já está sendo montado e estamos dando retoques finais na pintura e agora estamos reforçando os serviços de segurança, limpeza e alimentação dos animais”, enfatiza.
A abertura oficial da Expoagro está confirmada para o próximo sábado, às 19h30. O cerimonial do Palácio República dos Palmares confirmou a presença do vice-governador, José Wanderley, na solenidade. “O governador Teotonio Vilela Filho mandou avisar que define um dia na semana para prestigiar a exposição e os criadores alagoanos. Mas independente da solenidade de abertura, o parque estará pronto, portões abertos a público, para uma grande festa, desde já”, avisa Edílson Maia.
“A movimentação é intensa, desde o início dessa semana. Temos centenas de pessoas trabalhando no Parque e o a cada dia o número de criadores que visam a Pecuária é maior. Tudo aponta para uma grande exposição. Agora é momento de acreditar, de somar forças e mostrar o que Alagoas tem de bom”, enfatiza Edílson Maia.
O clima no Parque da Pecuária é de otimismo, principalmente com os negócios. A Agreste Leilões transferiu sua sede para o local. A idéia, explica o diretor da leiloeira, Rodrigo Loureiro, é estreitar os laços com os criadores. “Durante a Expoagro vamos montar um grande estande para receber os amigos de Alagoas e de outros Estados. Dentro do estande teremos o Espaço Agreste, onde vamos realizar eventos, como palestras, debates e lançamento de produtos”, explica.
Segundo Loureiro, a infra-estrutura para a realização dos leilões, está montada. “Teremos remates em diferentes ambientes. No tattersal de elite, vamos realizar leilões como Nelore Barros Correia e no Recinto de Leilões vamos fazer o Nelore Positivo e Nelocampo. Serão onze leilões durante a exposição, dos quais a Agreste vai realizar nove”, afirma.
Sobre a Expoagro 2008
Expoagro 2008: 58ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas. O evento será realizado de 25 de outubro a 2 de novembro, no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), no bairro do Trapiche, em Maceió- Alagoas.
A Expoagro 2008 vai reunir nos 82 mil metros quadrados do Parque da Pecuária mais de 500 expositores, mais de 2 mil animais das principais raças do Brasil em exposição e outros 2 mil animais em 11 leilões e 2 shoppings. A movimentação de negócios diretos e nos leilões deve superar a marca do R$ 12 milhões.
Durante os nove dias de festa, o Parque da Pecuária deve receber 120 mil visitantes para assistir a uma programação diversificada, com atrações como exposições de animais, feiras de máquinas, leilões e shopping de animais, shows e muito mais.