Categorias: Interior

Seca: Defesa Civil agiliza apoio no Sertão

Equipe fará análise da real situação de cada caso.

O secretário executivo da Defesa Civil, coronel Walfrânio da Silva Bispo, afirmou na manhã desta quarta-feira (22), que os trâmites legais para a aquisição de água para os municípios que se declararam em estado de emergência, já está em andamento.

Os municipios de Piranhas, Olho Dágua do Casado, São Jose da Tapera, Carneiros e Jaramataia enviaram para a Defesa Civil, no último dia 15, documentos que decretavam a falta de água, por ocasião da Seca, e solicitando o estado de emergência. Segundo o cel. Walfranio, já existe uma equipe se deslocando hoje, para os municípios, a fim de fazer uma análise, in loco, da real situação de cada caso.

“Após analisarmos a solicitação de emergência, vamos até a região verificar a necessidade de cada um. O relatório final segue para o comando da Defesa Civil, e depois para o governador Teotonio Vilela, para a sanção final. Após ser publicado no Diário Oficial, enviamos o pedido para Brasília, que após análise final, libera os recursos”, explica o coronel.

O trâmite legal demora cerca de 30 a 40 dias para ser concluído, Walfrânio Bispo explica que cada passo deste processo precisa ser seguido. “Estamos trabalhando para realizar todo o trabalho em tempo hábil. Nossa equipe já está seguindo para o Sertão, mas não adianta pular etapas, uma vez que todo o trabalho pode ser atrasado caso tenha informações erradas”, declarou.