Categorias: Saúde

Encontro orienta homens sobre DST/Aids

Objetivo da secretaria é formar multiplicadores.

Assessoria

Assessoria

Com objetivo de socializar as informações e formar multiplicadores sobre como prevenir DST/Aids e câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa de Prevenção e Controle das DST/Aids, e em parceria com o II Distrito Sanitário, realizou nesta quarta-feira (22), no Sesc Guaxuma, o ‘I Encontro de Homens’.

O encontro faz parte do Plano de Ações e Metas – PAM 2008 e vem sendo idealizado pelo II Distrito, que abrange o Caic Virgem dos Pobres, PAM Dique-Estrada, Unidade de Saúde Roland Simões e Unidade de Saúde Tarcisio Palmeira, no bairro do Pontal.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, ressaltou a importância do encontro para os homens. "A SMS tem revisto várias formas de atender a população de Maceió e este encontro veio somar para o crescimento a assistência médica para nossa população. O nosso intuito é prevenir as doenças e no caso das doenças sexualmente transmissíveis nós podemos evitar problemas para várias famílias de nosso município. Pedimos que todos os homens vejam que é simples e totalmente eficaz o uso do preservativo durante o ato sexual. Vamos colaborar com a saúde de todos", lembrou o secretário.

Um grupo de 20 homens – usuários das unidades – recebeu informações sobre como prevenir as DST/Aids e o câncer de próstata. Outro ponto importante também foi discutido durante o encontro sobre o uso do preservativo durante o ato sexual, que alguns homens ainda são preconceituosos em usar a ‘camisinha’.

De acordo com Luzilane Omena, assistente social da USF do Caic Virgem dos Pobres, este problema tem afetado algumas famílias que procuram ajuda nas unidades de saúde do município. "Cerca de 60% dos homens ainda se recusam a usar a camisinha. Isso tem provocado transtornos entre casais e nosso papel é orientar aos homens de que é imprescindível o uso deste preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis", afirmou a assistente social.

Na tarde desta sexta-feira (24), no auditório da SMS, será realizada uma reunião para avaliar a experiência que ocorreu durante o I Encontro de Homens e também fazer o planejamento de 2009, com a idéia de levar o projeto para os outros distritos municipais.

Segundo Eliane Cristina, assistente social do PAM Dique-Estrada, os usuários participantes do encontro continuarão sendo acompanhados por suas respectivas unidades de saúde. "Nosso objetivo maior é fazer com que estes primeiros participantes do encontro sejam nossos multiplicadores informando e orientando a familiares, amigos e vizinhos sobre a importância da prevenção das doenças", disse Cristina.