Categorias: Economia

Fundo de Tecnologia do BNDES recebe projetos

Projetos serão recebidos até 31 de outubro.

Instituições de pesquisa e empresas com atividade econômica ligadas à inovação têm até o próximo dia 31 para enviar propostas de financiamento ao Fundo de Tecnologia (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Funtec é um fundo que disponibiliza recuros não-reembolsáveis para projetos nas áreas de saúde, energias renováveis e meio ambiente. Seu objetivo é o de buscar soluções de grandes problemas tecnológicos do país por meio do financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizados em parceria por empresas e institutos, universidades ou instituições de apoio à pesquisa.

O secretário de Planejamento, Sérgio Moreira, ressalta a importância de uma articulação das instituições e empresas alagoanas para ter acesso a esses recursos. “Um Estado tão carente de recursos e de inovação como Alagoas não pode abrir mão de um apoio como este. O apoio financeiro já existe, o que precisamos é criar projetos aptos a atrair esses recursos para o Estado”, diz.

O secretário chama a atenção para o fato de o Funtec ser diferente dos editais de Ciência e Tecnologia existentes no país pelo fato de ficar aberto durante todo o ano e de não haver limites de valores para as propostas apresentadas.

“Não se trata de edital pontual com data final de encerramento. O Funtec permanece aberto o ano inteiro com algumas datas de análise de projetos por parte de seu comitê. Os projetos podem e devem ser enviados independentes de data, pois, assim, crescem as possibilidades de aprovação das propostas já existentes e também das nascentes”, afirma Moreira.

FOCO – No âmbito das energias renováveis, o banco privilegiará projetos que possam assegurar, no longo prazo, posição de destaque ou mesmo liderança para o Brasil nesta área. O etanol produzido em Alagoas e outras fontes renováveis de combustíveis, como a mamona e o pinhão-manso, são exemplos de alternativas que podem ser a base de projetos.

Na área ambiental, o interesse maior do BNDES é o desenvolvimento de soluções para o controle de emissões poluentes de veículos e de indústrias; e no setor de saúde, o foco é a criação de medicamentos obtidos por biotecnologia avançada e para doenças negligenciadas.

Os recursos do fundo podem ser aplicados na aquisição de equipamentos de pesquisa; de softwares, em obras e na construção de instalações físicas necessárias ao projeto; treinamento, salários das equipes de trabalho e viagens.