Deputado pede criação de rede integrada para formação de professores

AssessoriaMarcelo Beltrão e Joaquim Beltrão com o secretário do MEC

Marcelo Beltrão e Joaquim Beltrão com o secretário do MEC

O secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, parabenizou o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB-AL) pela iniciativa do seu requerimento de indicação, para a a formação de uma Rede Integrada de Formação de Professores para o Ensino Básico. Segundo o secretário, esse requerimento provocou a antecipação do início do programa em Alagoas, que deverá acontecer já no próximo ano.

A iniciativa do deputado alagoano vai ao encontro do projeto do governo federal que deve implantar, em todo o País, o Sistema Nacional de Formação de Professores. O decreto já encontra-se no site da SEED/MEC, aberto à consulta pública para que os interessados apresentem sugestões. O secretário também adiantou que o decreto deverá ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda neste ano, para valer a partir de 2009. Alagoas será um dos quatro primeiros a ser contemplado.

A revelação do secretário da SEED foi feita ao deputado Joaquim Beltrão, quando acompanhado do prefeito eleito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, foram recebidos em audiência. O deputado e o prefeito foram buscar mais conhecimentos sobre o andamento desse projeto, e colocaram-se à disposição para colaborar com a implantação do mesmo no Estado de Alagoas.

Na oportunidade, Joaquim Beltrão disse que a preocupação com o seu Estado é porque existe uma necessidade urgente de capacitar professores para atuarem no ensino básico. “Há uma carência real de professores em Matemática, Biologia, Física, Química, além de Língua Estrangeira, tanto que tem aluno concluindo o curso sem conseguir diploma, porque não recebeu aula de uma dessas matérias”, disse. Ele também ressaltou que as taxas de reprovação e repetência, no ensino fundamental, em 2005, eram cerca de 50% superiores às taxas médias nacionais: 32,6% e 18,5%, respectivamente, em Alagoas, em relação a 20, 1% e 13%, no conjunto do País.

Papel inédito

“Pela primeira vez, o governo federal assumiu o papel de comandar a formação de professores, antes destinado aos governos estaduais e municipais”, destacou o secretário da SEED.

O sistema Nacional de Formação de Professores irá atuar em consonância as secretarias de Educação dos estados e municípios, universidades públicas, Universidade Aberta do Brasil/SEED, secretarias e Educação e centros federais de Educação Tecnológica (Cefets). Estes organismos formarão comissão, em cada Estado e/ou município, para atuarem na formação de professores.

Cada Estado deverá apresentar o seu planejamento para a capacitação dos seus professores para análise do Ministério. Alagoas já apresentou o seu planejamento e com o apoio do deputado Joaquim Beltrão, o início da capacitação deverá ter início já no próximo ano.

Reunião Cefets

O deputado Joaquim Beltrão também esteve na reunião com o secretário de Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle, com a participação de parlamentares e diretores dos Cefets estaduais, quando discutiram as possibilidades para apresentação de emendas orçamentárias destinadas ao desenvolvimento de projetos de expansão dos centros, como também de organismos relacionados visando a qualificação técnica dos alunos, além da formação de mão de obra especializada.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário