Atlético-GO 2 x 0 Guarani
Goiânia, GO, 29 (AFI) – O acesso do Guarani no Campeonato Brasileiro da Série C não será tão fácil como sua torcida chegou a imaginar. Nesta quarta-feira, o time campineiro foi até Goiânia e sofreu sua terceira derrota consecutiva – a quarta no geral – no Octogonal Final ao perder para o Atlético-GO, por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada, na abertura do returno.
Faltando seis jogos para o final da competição, o Guarani é o sexto colocado, com os mesmos 10 pontos de três rodadas atrás, quando venceu o Rio Branco, do Acre, em Campinas, por 1 a 0. De lá para cá, o Bugre começou sua derrocada. Sucumbiu frente ao Confiança-SE, por 2 a 1, e perdeu as duas últimas para o Atlético, líder isolado da última fase da competição e grande favorito ao acesso e também ao titulo da Série C.
Foi a quinta vitória seguida do time goiano, que tem 18 pontos, oito a mais que o quinto colocado, que, no momento, é o Brasil-RS. A equipe gaúcha tem a mesma pontuação do Guarani, mas leva vantagem no número de gols (-1 contra -2). Atuando de maneira inteligente, o Atlético não precisou forçar muito para garantir os três pontos.
Após um início animado do Bugre, o Atlético logo tomou conta do jogo e abriu o placar com Marcão, o artilheiro da Terceirona, com 23 gols, aos 27 minutos. Depois disso, se resguardou, apostando nos contra-ataques. E foi assim que chegou ao segundo gol, na metada da etapa final, com André Leone, que substituiu o matador Marcão.
Início enganoso!
Os primeiros cinco minutos deram a impressão que o Guarani jogaria no ataque, tanto que a primeira chance de gol foi do time campineiro. Fernando Gaúcho recebeu, virou e bateu para fora. O lance mais correto, porém, seria o toque para Juari, que entrava sozinho na área.
Apesar do início empolgante, o Guarani foi rapidamente dominado pelo líder Atlético, que se impôs como um mandante deve fazer e marcou logo na primeira oportunidade que criou. Aos 27 minutos, a defesa bugrina ficou assistindo a Lindomar penetrar na área e tocar para o atacante Marcão, que recebeu e tocou na saída de Gisiel, abrindo o placar.
O Bugre assustou somente em um chute de longa distância do volante Glauber. Bem posicionado, Marcão fez a defesa. A segunda etapa começou com uma boa notícia para a torcida bugrina. O artilheiro bugrino saiu lesionado, com dores lombares. Em seu lugar entrou André Leonel. Uma preocupação a menos? Que nada.
O substituto de Marcão honrou o titular e infernizou a defesa alviverde. Primeiro, ele recebeu lançamento em diagonal, entrou na área e bateu cruzando, tirando tinta da trave de Gisiel. Na sua segunda chance, aos 21 minutos, Leonel não perdoou.
Em um contragolpe rápido pela direita, Chiquinho cruzou e o atacante apareceu para completar no segundo poste. Depois disso, o Atlético-GO apenas esperou o tempo passar e o Guarani chegou a assustar com Fernando Gaúcho. O camisa 9 bugrino recebeu cruzamento de Maranhão e pegou de primeira, para a boa defesa do goleiro Márcio.
Próximos jogos
O Atlético volta a campo no próximo sábado, para encarar o Rio Branco, do Acre, novamente em casa. O Guarani joga somente na segunda-feira, contra o Confiança, do Sergipe, em Campinas, com transmissão televisiva.
Ficha Técnica
Atlético-GO 2 x 0 Guarani
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia – GO
Data: 29/10/08
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira – MT
Gols: Marcão, aos 27’/1T, André Leonel, aos 21’/2T (Atlético-GO)
Cartões Amarelos: Gil (Atlético-GO); Fernando Gaúcho, Roque e Claudiney Rincón (Guarani)
Público: 5747
Renda: R$ 49.070,00
Atlético
Márcio; Rafael Cruz, Gil, Gilson e Chiquinho; Romeu, Róbston (Jair), Wesley e Lindomar (Anailson); Marcão (André Leonel) e Juninho.
Técnico: Mauro Fernandes
Guarani
Gisiel; Maranhão, Xandão, Augusto e Roque (Bruno Camargo); Nunes, Claudiney Rincón, Glauber e Mário César (Samir); Juari e Fernando Gaúcho.
Técnico: Luciano Dias