Belo Horizonte, MG, 29 (AFI) – O Cruzeiro foi o responsável por manter a emoção na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo típico de final de competição, a Raposa derrotou o líder Grêmio por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte.
A vitória começou a ser construída logo nos primeiros segundos de jogo. Wagner recebeu e abriu o placar. Na etapa final, apostando no apoio dos dois laterais, o Cruzeiro foi beneficiado com um belo gol do lateral Jonathan, que arrancou e tocou na saída do goleiro. Logo depois, Guilherme, o melhor em campo, fechou o placar.
Na classificação, o time mineiro chegou ainda mais próximo do Grêmio. O Cruzeiro tem agora 58 pontos e manteve-se perto do líder do torneio. Os gaúchos têm 59 pontos e demonstram, a cada rodada, uma queda de produção nesta reta final.
Nem bem começou e… gol!
O clima prometia uma final eletrizante. E o começo foi animador para os apreciadores de bom futebol. No primeiro lance do jogo, Guilherme deu passe sensacional para Wagner. O camisa 10, que voltava ao time titular, dominou dentro da área e fuzilou Victor. Eram jogados 15 segundos de partida.
A primeira etapa poderia ser resumida a isso. Contra a multidão que lotou o Mineirão, o Grêmio pareceu sentir o gol. Com três zagueiros, o Tricolor pouco fez enquanto teve o esquema cheio de marcadores. Preocupado, Celso Roth foi forçado a mudar quando Pereira sentiu contusão. Perea foi o escolhido.
O colombiano teve pouca participação ofensiva, mas deu mais liberdade e ofensividade ao esquema do Grêmio. Os gaúchos ameaçaram na bola parada, especialidade da equipe. Douglas Costa e Reinaldo, no entanto, tiveram chances e as desperdiçaram.
O Cruzeiro preferiu se retrancar na defesa e sair para o ataque somente quando necessário. Com o apoio da torcida e com moral pela jogada do primeiro gol, Guilherme infernizou a defesa tricolor. Aos 43 minutos, o atacante ficou muito próximo de ampliar. Ele recebeu dentro da área e acertou um belo chute, que passou à esquerda de Victor.
Show! Show! Show!
O Grêmio voltou com apenas uma mudança para o segundo tempo. O experiente lateral Paulo Sérgio entrou no lugar do garoto Douglas Costa, que não teve boa atuação no primeiro tempo. A mudança não surtiu efeito, e apenas abriu mais espaços na defesa.
Logo aos oito minutos, o Cruzeiro praticamente matou a partida. Marquinhos Paraná deu belo lançamento para Jonathan. O lateral dominou, invadiu a área e tocou na saída de Victor, ampliando o marcador. O segundo gol matou as esperanças do Grêmio, que se entregou definitivamente.
Aos 21 minutos, os mineiros deram o golpe final nos rivais. Jadilson foi à linha de fundo e chutou a bola para a área. Ramires aproveitou e tentou finalizar para o gol. O chute saiu torto, mas encontrou os pés de Guilherme, que mandou para as redes e coroou sua bela atuação.
Próximos Jogos
Ainda na liderança, o Grêmio tem um jogo teoricamente fácil no próximo domingo, às 19h10, pela 33ª rodada do Brasileirão. Os gaúchos recebem o Figueirense, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o Cruzeiro, que também sonha com a taça, entra em campo também no domingo, às 17 horas, contra o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia.
Ficha Técnica
Cruzeiro 3 x 0 Grêmio
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte – MG
Árbitro: Heber Roberto Lopes – PR
Público: 35.560 pagantes
Renda: R$ 549.459,00
Cartões Amarelos: Fernandinho, Ramires e Guilherme (Cruzeiro); Willian Magrão, Rafael Carioca, Souza e Tcheco (Grêmio)
Gols: Wagner aos 15’’/1T, Jonathan aos 8’/2T e Guilherme aos 21’/2T (Cruzeiro)
Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Léo Fortunato, Espinoza e Jadílson (Thiago Martinelli); Marquinhos Paraná, Ramires, Fernandinho e Wágner (Camilo); Thiago Ribeiro e Guilherme (Jajá).
Técnico: Adilson Batista.
Grêmio
Victor; Léo, Pereira (Perea) e Réver; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, Willian Magrão (Makelele), Tcheco, Souza e Douglas Costa (Paulo Sérgio); Reinaldo.
Técnico: Celso Roth.