Objetivo é manter jovens e adolescentes longe da ociosidade
A diretoria geral do Núcleo de Atendimento Socioeducativo (Neas) está dando continuidade à implantação de oficinas nas unidades que atendem jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com o objetivo de mantê-los longe da ociosidade. Nesta segunda-feira, estarão em funcionamento as oficinas de serigrafia, que ficará dentro da Unidade de Internação Masculina (UIM), e a de marcenaria, instalada na Unidade de Internação de Jovens e Adultos (UIJA).
A cada semana, cerca de 24 adolescentes passarão a produzir panos de pratos, aventais e camisas na oficina de serigrafia. Já na Marcenaria, os jovens irão aprender a trabalhar com artesanato, a confeccionar caixas de presente de madeira, bandejas, reforma de móveis, entre outras atividades.
Desde o mês de julho foi implantada a padaria no Neas. Os primeiros formados no curso profissionalizante de padeiro, forneiro e masseiro deverão receber ainda este mês o certificado de conclusão. Atualmente são produzidos 1.200 pães por dia, além de bolachas, pizzas e bolos, que são servidos como lanches para os adolescentes e jovens das unidades. Mas a padaria está estruturada para a produção diária de 5 mil pães, segundo o coordenador de cursos profissionalizantes do Neas, Edmar Rodrigues.