Presidente da AMA reclama do excesso de burocracia.
Após o encontro dos prefeitos alagoanos em Brasília com a bancada federal, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jarbas Omena fez um balanço sobre as reuniões e afirmou ter sido importante esse encontro, pois os gestores saíram com garantias e novas propostas de melhorias para os municípios.
Segundo o presidente, o que atrapalha a liberação dos recursos federais é a burocracia encontrada pelos prefeitos. “Existe a verba, mas não conseguimos trazê-la. São três anos de atraso na liberação de recursos. É preciso uma desburocratização, pois assim esses recursos vão vir mais rápido para os respectivos municípios”, garantiu hoje, Jarbas Omena, em entrevista ao programa Bom dia Alagoas, exibido pela TV Gazeta.
Além da viagem a Brasília, o presidente relatou o sofrimento e a realidade dos municípios sertanejos que estão em situação de emergência. Ele afirmou que muitos decretos demoram a ser reconhecidos pelo governo federal por conta de incorreções detectadas nos documentos enviados. “Temos que fazer um trabalho preventivo, criar soluções que amenizem os problemas anuais e não momentâneos”, ressaltou o presidente.
Indagado sobre a sucessão da AMA, ele falou que, atualmente, existem 6 possíveis candidaturas, enfatizou o trabalho desenvolvido em sua gestão, tornando-a cada vez mais uma entidade de credibilidade e pediu que o novo presidente eleito continue em defesa do municipalismo com a mesma força que a associação vem desempenhando.