Serão beneficiados abrigos de idosos, crianças e proteção social.
A Comissão Intergestora Bipartite – CIB, em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira, 10, na Sala do Conselho, na Seades, deliberou o investimento de R$ 1 milhão em serviços de alta complexidade prestados pelos abrigos de crianças e adolescentes e Institutos de longa permanência para idosos. A reunião pactuou, também, o investimento de R$ 500 mil nas ações de regionalização dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social – Creas, da Proteção Social Especial – PSE.
Os recursos serão alocados nos municípios sedes, que são Arapiraca, União dos Palmares, Delmiro Golveia, Maragogi, Pão de Açúcar, Penedo e Maceió, caso seja reabilitado até 31 de dezembro. Se Maceió não conseguir a reabilitação, segundo Arabella, a Comissão deliberou a substituição pelo município de Rio Largo.
A Comissão escolheu os municípios de Anadia, Canapi, Dois Riachos, Lagoa da Canoa, Maribondo, Roteiro e Tanque D’arca para a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social – Cras, uma vez que não foram contemplados com a expansão do Programa de Apoio Integral à Família – Paif, do governo federal, em 2008. Paripueira, que constava na lista anteriormente, ficou de fora, porque não está habilitada na gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Participaram da reunião a subsecretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, a superintendente de Assistência Social, Arabella Mendonça, a secretária municipal, Sandra Arcanjo, a representante do Conselho Estadual da Assistência Social, Rita Vieira, a superintendente de Fortalecimento da Descentralização, Cristina Nolasco e Elen Nogueira, da Ufal.