O Prêmio BB de Jornalismo acontece no dia 22.
O debate sobre o diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista será mais um ingrediente do Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo, a ser entregue dia 22, no Espaço Pierre Chalita. O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) estarão lançando durante o evento de premiação o livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade”, no qual estão diversos artigos de profissionais da área, além de um histórico sobre a regulamentação da profissão.
Em sua segunda edição, o livro já foi lançado em diversos estados do Brasil, sendo incorporado na campanha nacional dos jornalistas em defesa do diploma. A exigência de formação superior para o exercício da profissão, que tem o apoio das entidades da sociedade civil organizada e de mais de 73% dos jornalistas e da população, será julgada em breve pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o lançamento do livro em Alagoas estarão presentes, além dos dirigentes do Sindjornal, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, o representante do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Ricardo Melo, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Audálio Dantas. O jornalista alagoano Audálio Dantas também estará recebendo durante o Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo a Medalha Denis Agra, por sua contribuição à imprensa, seu engajamento na organização dos jornalistas e sua luta pela democratização da comunicação.