Categorias: Brasil

São Paulo líder, Grêmio na cola e Fla goleia Verdão

A briga pelo título está boa.

Campinas, SP, 16 (AFI) – A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro foi cruel para Cruzeiro e Palmeiras. Postulantes ao título antes da bola rolar neste final de semana, os dois clubes sofreram goleadas históricas e, apesar de ainda nutrirem chances matemáticas de chegar ao título, sabem que estão fora da disputa pelo caneco. Esta rodada teve uma característica especial: os 10 mandantes venceram. Além disso, foram registrados 48 gols, o maior número de gols numa rodada até agora.

Confira a briga pela artilharia!
Um dia depois do Cruzeiro levar 5 a 2 do Náutico, nos Aflitos, o Palmeiras repetiu o feito do colega mineiro, antigo Palestra Itália, como o time paulista. Com Vanderlei Luxemburgo de tipóia, após ser espancado pela torcida do Verdão, os paulistas viram o Flamengo passear em campo e repetir o placar de 5 a 2.

O show flamenguista começou logo aos dois minutos, quando Marcelinho Paraíba abriu o marcador. Alex Mineiro empatou, em cobrança de pênalti. Mas a defesa palmeirense facilitou a missão rubro-negra e pratiamente entregou dois gols a Ibson.

Kléber marcou o segundo do Palmeiras, de cabeça, mas não deu tempo nem de comemorar. Ibson ainda fez o quarto, de letra, e Kléberson completou o marcador, em mais uma falha defensiva dos paulistas.

O Palmeiras termina a rodada em quinto lugar, novamente fora do G4. O time de Luxa tem 61 pontos e viu o São Paulo abrir sete de vantagem na ponta. Enquanto isso, o Flamengo chegou aos 63, na terceira colocação.

Líder segue imbatível
O São Paulo atingiu sua 15ª partida invicta neste Campeonato Brasileiro. Diante de um público de 58.648 pagantes, o Tricolor venceu o Figueirense por 3 a 1, no Morumbi, em São Paulo, e abriu mais vantagem na liderança.

Em campo, o Sampa mandou na partida e logo abriu 2 a 0, com dois de Borges. O Figueira diminuiu no final do primeiro tempo, com Cleiton Xavier, mas o Tricolor deu números finais no segundo tempo, com mais um gol de Hugo.

O São Paulo chegou aos 68 pontos ganhos e abriu cinco de vantagem para Flamengo e Grêmio, que vêm logo atrás. O título e o tricampeonato inédito está cada vez mais perto do Morumbi. Enquanto isso, o Figueirense, na luta contra o rebaixamento, seguiu com 35 pontos, na penúltima posição.

Tricolor na cola!
O Grêmio, pelo menos por enquanto, continua garantindo a emoção na disputa pelo título. Apoiado por sua torcida que lotou o Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Tricolor venceu o Coritiba, por 2 a 1, e continua na cola do líder São Paulo.

Os três pontos mantêm o time gaúcho com boas chances de brigar pelo título, tendo em vista que ocupa a segunda colocação, com 66 pontos. Dois a menos que o Tricolor do Morumbi. O Coxa, apenas cumprindo tabela nesta reta final, caiu para a nona colocação, com 50. Garantido na Copa Sul-Americana de 2009.

Quase livre!
O Santos deu um passo importante para se livrar do rebaixamento à Série B de 2009. O Peixe venceu o Internacional, por 1 a 0, na Vila Belmiro. O gol da vitória do time paulista saiu somente no segundo tempo e foi marcado por Quiñonez, que entrou no lugar de Molina.

Com a vitória magra, o Peixe chegou aos 43 pontos e ocupa a 13ª colocação, ficando a seis do Vasco, primeiro time na zona de rebaixamento. Com isso, mais uma vitória garante o Santos na elite de 2009. Por outro lado, o Inter caiu para a sétima colocação, com 51 pontos.

Furacão impossível!
Depois de muito tempo com o fantasma do rebaixamento na cola, o Atlético-PR finalmente conseguiu dar um salto na classificação. Nesta noite, na Arena da Baixada, o time recebeu o Vitória, e mesmo sem apresentar nada de bonito, conseguiu vencer por 2 a 1.

Com isso, o Furacão, que dos últimos 15 pontos disputados, conquistou 13, chegou aos 41 pontos, assumindo a 14ª colocação. Já o Vitória, que perdeu a sétima partida consecutiva, continua com 45 pontos, na 11ª colocação.

Derrota do nervosismo
O Goiás não deu nem chances ao Botafogo e venceu o duelo entre ambos por 3 a 1, no Estádio Juscelino Kubistchek, em Itumbiara. Os gols da partida foram marcados por Paulo Baier (que fez os três dos goianos) e Lúcio Flávio, cobrando pênalti.

Com a vitória diante de seus torcedores, o Goiás assumiu a sexta posição do torneio, com 51 pontos ganhos. Enquanto isso, o Botafogo (que teve dois expulsos, o zagueiro André Luís e o volante Túlio) caiu para o nono lugar, com 49 pontos.

Confira a 35ª rodada do Brasileirão!

Quarta-feira
Atlético-MG 4 x 1 Vasco

Sábado
Fluminense 3 x 1 Portuguesa
Náutico 5 x 2 Cruzeiro
Ipatinga 3 x 0 Sport

Domingo
Goiás 3 x 1 Botafogo
Flamengo 5 x 2 Palmeiras
São Paulo 3 x 1 Figueirense
Grêmio 2 x 1 Coritiba
Santos 1 x 0 Internacional
Atlético-PR 2 x 1 Vitória