Categorias: Educação

Jornalistas discutem mercado de trabalho

Estudantes preparam Seminário no dia 3.

O trabalho nas redações, as oportunidades do mercado, o perfil do profissional buscado pelas empresas. Tudo isso estará em pauta no I Seminário Perspectivas do Mercado em Comunicação, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, das 19h às 22h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS). O evento é uma realização dos alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e conta com o apoio da Ufal, Fits, Gráfica Arpoador, Rádio Pajuçara, Sebrae e com o patrocínio do Governo de Alagoas.

No Seminário, os participantes terão a chance única de interagir com os jornalistas que atuam na linha de frente da cobertura diária. Editores, chefes de reportagem, produtores, repórteres, fotojornalistas e assessores de imprensa trazem em primeira mão, as tarefas, as exigências, as alegrias e os dissabores do profissional comprometido com a informação nas empresas e nas redações.

A programação traz quatro painéis: assessoria de comunicação, webjornalismo, jornalismo impresso e telejornalismo. Na abertura, a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes, traça um panorama sobre a atual situação do mercado de trabalho: carências, mudanças e perspectivas.

Em seguida, as assessoras de comunicação Sílvia Falcão, Luiza Barreiros (Ministério Público Federal), Adriana Thiara (Cipesa) e a superintendente de jornalismo da Agência Alagoas, Elza Amaral, apresentam as características do trabalho desenvolvido nas assessorias de órgãos públicos, empresas privadas e o trabalho terceirizado. No mesmo dia, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das redações dos jornais impressos, com os jornalistas Luis Villar, repórter do Jornal Tribuna Independente, Esthér Carvalho, repórter fotográfica do O Jornal e Maurício Gonçalves, ex- chefe de reportagem e atual repórter do Jornal Gazeta de Alagoas.

O segundo dia do seminário é dedicado ao jornalismo produzido em televisão e nos portais de notícia. No painel de Webjornalismo, o blogueiro e editor independente Maikel Marques, a chefe de reportagem do Alagoas 24 Horas, Claúdia Galvão e o repórter do Tudo Na Hora, Josenildo Torres trocam idéias sobre a produção e difusão da notícia digital. Logo depois, os participantes poderão saber um pouco mais sobre a rotina das redações de TV, com o time de profissionais do audiovisual alagoano: a repórter e apresentadora da TV Gazeta, Michele Barros, o editor-chefe da TV Pajuçara, Marcus Toledo e a produtora da TV Educativa, Vera Valério.

As inscrições custam R$20 e poderão ser feitas no departamento de Comunicação Social da UFAL (24 e 25 de novembro) e nas bibliotecas do Cesmac – Fecom (26 e 27 de novembro) e da Fits (27 e 28 de novembro). Mais informações podem ser obtidas no blog do evento: http://seminariodecomunicaco.blogspot.com ou pelos telefones (82) 8817-3977 ou (82) 8802-6580. As vagas são limitadas.