Categorias: Economia

Cerâmica Vermelha é tema de seminário

Participantes irão aprender novas tecnologias para desenvolver o setor.

Nesta quarta-feira (26), será promovido, em Maceió, o II Seminário de Novas Tecnologias de Cerâmica Vermelha. O evento, realizado no auditório da sede do Sebrae em Alagoas, vai apresentar as novas exigências do mercado para o setor cerâmico, visando à eficaz utilização dos instrumentos de gestão e tecnologias disponíveis.

Empresários, profissionais e representantes das entidades de fomento do setor no Estado de Alagoas debaterão temas voltados à melhoria da qualidade, adequação as normas técnicas, cuidados com o meio-ambiente (políticas e legalizações), suprimento de energia, contrato trabalhista, procedimentos e benefícios da produção de cerâmica.

O II Seminário de Novas Tecnologias de Cerâmica Vermelha vai mostrar as formas de adequação a essas exigências e os benefícios gerados com a aplicação das normas pertinentes, aprimorando as técnicas que são utilizadas na produção de blocos cerâmicos e telhas visando atingir os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Segundo o o gerente da Carteira da Indústria do Sebrae/AL, Everaldo Figueiredo, "o seminário vai agregar informações que visam contribuir nas melhorias e ganhos para a estruturação do setor, para que os profissionais da cerâmica estejam presentes e crescentes em 2009".

De acordo com Everaldo, o setor vem evoluindo significativamente nos últimos cinco anos. "As ações desenvolvidas pelas instituições parceiras evidenciam o aumento da qualidade do produto, da capacidade técnica dos profissionais do segmento, redução do desperdício da matéria-prima e, principalmente, o aumento da competitividade com os produtos dos estados vizinhos", diz o gerente.

O seminário é uma realização do Sindicato das Indústrias da Cerâmica para Construção e Olaria no Estado de Alagoas (Sindicer/AL) em parceira com o Sebrae/AL, Federação das Indústrias do Estado (FIEA), Senai, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA), Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (INMEQ), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico de Alagoas e Caixa Econômica Federal.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail sindiceral@hotmail.com. Mais informações pelos telefones (85) 2121-3012 ou 4009-1624.