Categorias: Política

Definida a ordem dos que disputam chefia do MP

Coaracy Fonseca deixa o cargo no fim do ano.

A lista dos que disputarão o cargo de procurador-geral de Justiça foi definida na manhã de hoje, já na ordem que aparecerão na cédula para votação. A eleição acontecerá no próximo domingo, na sede do Ministério Público Estadual.

O vitorioso nas eleições passará a comandar o MP já em 1º de janeiro, quando Coaracy Fonseca – que comandou a instituição por dois mandatos consecutivos – deixa o cargo.

Na ordem, concorrem Lean Araújo, George Sarmento, Eduardo Tavares, Givaldo Lessa, Humberto Pimentel, Marluce Falcão, Antiógenes Lira. O grupo encabeçado por Coaracy Fonseca – conforme informações de bastidores – apostam fichas em Givaldo Barros Lessa e Humberto Pimentel.

Na primeira fase da eleição, votam procuradores e promotores. O nome dos três mais votados será encaminhado, em uma lista tríplice, para o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB). Cabe ao governador decidir – dentre os três mais votados – o futuro procurador-geral de Justiça.

O mandato é de dois anos, podendo o procurador eleito se submeter ao processo eleitoral por mais uma vez, como ocorreu no caso de Coracy Fonseca.