Categorias: Brasil

União quer construir presídios femininos modelo

Governo liberará verba aos Estados que quiserem construir.

O governo federal liberará verba aos Estados que quiserem construir a partir do ano que vem um modelo de presídio feminino idealizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O projeto prevê 282 vagas, celas para apenas três mulheres com camas individuais, área de 40 mil m² e estrutura física estimada em cerca de R$ 15 milhões. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A penitenciária terá que contar com celas exclusivas para amamentação, pátios cobertos e descobertos para visitas, duas oficinas laborais, três salas de aula, dez celas de isolamento, creche, playgrounds, berçário e dormitórios para os filhos das detentas. Além disso, o projeto prevê uma ala de saúde com farmácia, enfermaria, sala de observação e consultório para médico, psicólogo e pediatra.

O crescimento da população carcerária feminina, ligado principalmente ao tráfico de drogas, tem preocupado autoridades e entidades de defesa dos direitos humanos. O número de mulheres presas cresceu 77% entre 2000 e 2007.