Na manhã de hoje, os soldados tiveram um treinamento prático.
Os militares das Forças Armadas aderiram à campanha de combate a dengue do Governo do Estado de Alagoas. Na manhã desta quinta-feira, 11, soldados do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado foram treinados para ajudar na ‘guerra contra o mosquito’ que será deflagrada no início de janeiro.
Serão treinados 50 soldados. Os militares aprenderão técnicas de abordagens e combate ao mosquito, indo às residências das pessoas. O objetivo – conforme a diretora estadual da Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, a campanha deve priorizar os municípios turísticos de Alagoas, que são postos como “porta de entrada e doenças”, em função da alta temporada.
Porém, serão também visitados instituições, hospitais e escolas. A Secretaria de Saúde atuará junto com o Exército, em função dos convênios firmados entre o Ministério da Saúde e o da Defesa. Para o tenente Carvalho, a ação do Exército na campanha justifica o lema adotado pelo 59° Batalhão: “braço forte, mão amiga”. Carvalho coloca ainda a importância de ações sociais e que estas sempre contarão com o apoio das Forças Armadas.
A capacitação iniciou na terça-feira passada. Na manhã de hoje, os soldados tiveram um treinamento prático, visitando as residências da própria área militar. "Eles terão a oportunidade de aplicar todos os conhecimentos assimilados na capacitação", finalizou Cleide Moreira.