A vistoria dos veículos dos permissionários que exploram o sistema de transporte escolar foi dividida por semestres: de 8 de janeiro a 15 de fevereiro para o primeiro semestre, e de 15 de junho a 30 de julho para o segundo semestre.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já definiu o cronograma para vistorias dos veículos que realizam transporte escolar e turístico em Maceió. A vistoria dos veículos dos permissionários que exploram o sistema de transporte escolar foi dividida por semestres: de 8 de janeiro a 15 de fevereiro para o primeiro semestre, e de 15 de junho a 30 de julho para o segundo semestre.
Já o calendário do transporte turístico obedece a ordem de autorizações expedidas pela própria SMTT, que vai da numeração 001 a 500. O cronograma de renovações tem início em março e se estende até o mês de outubro. Para cada tipo de transporte (escolar e turístico), a SMTT expediu uma portaria regulamentando a vistoria e a renovação das autorizações para a prestação desses serviços.
Segundo essas duas portarias, "os permissionários que perderem o prazo de renovação e vistoria serão penalizados de acordo com o Regulamento dos Serviços de Transportes do Município, até que regularize a sua situação perante a SMTT, podendo, inclusive, ter o veículo recolhido ao depósito do órgão por descumprimento do prazo de renovação".
Ainda de acordo com as portarias, publicadas na edição de ontem do Diário Oficial do Município, as substituições de veículos e as permissões em atraso não devem seguir o cronograma, devendo proceder a imediata regularização.
A preocupação da SMTT em fiscalizar a prestação do serviço tanto de transporte escolar como turístico visa à segurança dos usuários desses dois serviços: estudantes, especialmente crianças, e turistas que visitam a Capital. Durante o período de vistorias e renovação das licenças, a SMTT intensificará a fiscalização para alertar os permissionários que estiverem irregulares.