De acordo com o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Jaime Ziller, pela proposta da Anatel, as empresas serão obrigadas a fornecer aos usuários seu perfil de assinante - que tipo de ligação fazem e o tempo de duração de cada uma.
A partir de março, quem usa telefone fixo terá sua conta cobrada por minutos, e não mais por pulsos. De acordo com o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Jaime Ziller, pela proposta da Anatel, as empresas serão obrigadas a fornecer aos usuários seu perfil de assinante – que tipo de ligação fazem e o tempo de duração de cada uma.
Ziller explicou que essa exigência é para que o consumidor saiba em qual plano de franquia da empresa ele melhor se encaixa.
Ele também disse que as empresas também serão obrigadas a fornecer aos consumidores um plano básico e um plano alternativo. “Para quem faz chamadas de curta duração, de até 3 minutos, o melhor plano será o básico. Se o consumidor usa muito a internet por meio discado, o melhor será o plano alternativo”.
As empresas terão até julho para implementar a mudança. Segundo Ziller, as empresas estão fazendo uma lista de cidades onde vão começar a implementar o serviço. Ele também disse que as empresas podem optar por não oferecer o serviço de cobrança por minutos em cidades em que julguem não ter retorno financeiro com a mudança.
“Às vezes, o telefone serve para pouca gente, então o retorno desse investimento é pequeno. Nesse caso, a empresa só poderá cobrar assinatura básica. Onde não houver cobrança por minuto, a empresa não pode cobrar”, disse.
A mudança da cobrança de pulsos para minutos, prevista no Decreto 4.733/03, deveria ter sido implementada no ano passado, mas foi adiada para março deste ano.