Categorias: Política

Teo cobra investimentos e Alagoas sediará próximo encontro de governadores

Entre os problemas citados pelo governador estão o alto índice de analfabetismo, mais de 50% da população abaixo da linha da miséria e o mais baixo IDH do Brasil.

Alagoas24horas/Arquivo

Governador promote ajuda para empresários

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) cobrou, na tarde desta quinta-feira, do ministro Pedro Brito, da Integração Nacional, a política de compensações do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Teotonio Vilela, que participa desde o início da manhã do encontro de governadores do Nordeste, em Natal (RN), fez um relato da situação crítica do Estado e conseguiu de Brito a promessa de que ele irá a Alagoas conhecer de perto esses problemas.

Entre os problemas citados pelo governador estão o alto índice de analfabetismo, mais de 50% da população abaixo da linha da miséria e o mais baixo IDH do Brasil. Segundo o governador, a dívida do Estado com o governo federal é “impagável” e é preciso que essa questão entre na pauta prioritária da próxima reunião de governadores, no próximo mês, que será realizada em Maceió.

Teotonio Vilela advertiu ainda sobre as obras estruturantes paralisadas, como o Canal do Sertão, que ficou um ano com as obras suspensas. Ele estranhou o anúncio do ministro de que o governo Lula dispensará R$ 174 milhões para investimentos na área de saneamento no Nordeste. “Alagoas não foi contemplado”, queixou-se. “O vice-presidente José Alencar esteve em Maceió e prometeu que no caso da transposição haveria uma política de compensação”, lembrou.

Ainda na reunião, o governador de Alagoas defendeu a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como instrumento para defender as políticas para a região.

Frente

Teotonio Vilela defendeu a aliança entre os estados nordestinos na luta por recursos e interesses comuns à região e destacou que a parceria com a União é “fundamental” para o desenvolvimento desses estados.

Teotonio quer uma frente de governadores em favor da inclusão de projetos de investimentos no Nordeste, junto ao governo federal. Daqui a pouco estará saindo uma carta assinada pelos nove governadores nordestinos.

Próximo encontro

O próximo encontro dos governadores do Nordeste será realizado em Alagoas, no próximo mês. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, depois que os governadores de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e o da Paraíba, Cássio Cunha Lima, propuseram seus respectivos estados para sediar o evento, mas os participantes decidiram por Alagoas.