Encontro também definiu primeiros nomes da mesa diretora no grupo de Albuquerque.
A Barra de São Miguel nesse período de recesso da Assembléia Legislativa tem sido o ponto de encontro dos principais políticos alagoanos. As articulações para formação da chapa liderada pelo deputado Antônio Albuquerque foram transferidas neste final de semana para a principal cidade turística do interior.
O deputado estadual Antônio Albuquerque (PFL), candidato à presidência da Assembléia Legislativa na eleição marcada para 1º de fevereiro, está reunido desde o final da tarde com o grupo de 14 deputados que dão sustentação a sua candidatura.
O encontro, segundo informações apuradas pelo Alagoas 24 horas, acontece na residência do deputado Cícero Amélio (PMN). Parte da reunião foi acompanhada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que defende a candidatura de Albuquerque. Agora à noite, depois que a reunião havia sido encerrada, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) também marcou presença no ‘quartel geral de Albuquerque’.
No encontro, segundo o que foi apurado pelo Alagoas24horas, também ficou praticamente definida a formação da futura Mesa Diretora que comandará o Legislativo a partir de 1º de fevereiro, até 31 de janeiro de 2009. Os nomes e os cargos por enquanto são mantidos em segredo e devem ser confirmados até a próxima sexta-feira, 19.
“Somos um grupo unido. A presença de 15 deputados aqui na Barra, na casa do deputado Cícero Amélio, foi para definirmos assuntos que dizem respeito à formação da chapa e, é claro, um momento de lazer. O grupo está fechado e isso é o mais importante”, disse Albuquerque.
O deputado estadual eleito Ruy Palmeira Neto (Prona), que está na Barra, garantiu que não há possibilidade de traição no grupo dos 15. “Acredito que pode haver novas adesões e tenho convicção que, deste barco, ninguém pula. Estou aqui porque acredito no projeto e tenho certeza que o governador Teotonio Vilela precisa de um grupo sólido como esse para ter a tranqüilidade para governar”, afirmou Palmeira.
Segundo o deputado Marcos Barbosa (PPS) o trabalho consiste na conquista de novos nomes do grupo ligado ao atual presidente da Casa, deputado Celso Luiz (PMN), mas os contatos são mantidos em segredo.
Albuquerque, que tenta chegar à presidência do Legislativo alagoano pela terceira vez, é o nome da preferência do governador Teotonio Vilela Filho para comandar a Casa Tavares Bastos. “Hoje definimos cerca de 90% da Mesa Diretora e vamos começar a próxima semana ainda mais unidos”, garantiu Barbosa.
Mesmo com a vantagem que possui em relação ao grupo adversário, Albuquerque não se descuida dos contatos com os que apóiam seu nome e procurar conversar diariamente com todos, além de cuidar pessoalmente das possíveis adesões que podem surgir.
Os deputados que apóiam o nome de Albuquerque para presidência da ALE são: Marcos Ferreira, Nelito Gomes de Barros, Cícero Amélio, Cáthia Lisboa (todos do PMN), Edival Gaia (PSDB), Fernando Toledo (PSDB) Marcos Barbosa (PPS), Ricardo Nezinho (PTdoB), Antônio Holanda Júnior (PTdoB), Jota Cavalcante (PDT), Alberto Sextafeira (PSB), Maurício Tavares (PTB), Flávia Cavalcante (PMDB) e Ruy Palmeira Neto (PR).
Segundo Antônio Albuquerque, mais um deputado ligado ao grupo de Celso Luiz deve confirmar adesão a seu nome na próxima semana.