Pensar globalmente e agir localmente. Este foi o lema do lançamento do projeto “De Olho no Ambiente” – elaboração da “Agenda 21 Local”, realizado na última terça (16), no Clube do Povo em Coruripe e que tem o patrocínio da Petrobrás.
Pensar globalmente e agir localmente. Este foi o lema do lançamento do projeto “De Olho no Ambiente” – elaboração da “Agenda 21 Local”, realizado na última terça (16), no Clube do Povo em Coruripe e que tem o patrocínio da Petrobrás.
O projeto, executado pelo Instituto Paraíba do Meio, tem o objetivo de assessorar as comunidades através das associações para construção da Agenda 21. Trata-se de um planejamento voltado para o combate a fome, melhoria dos vários segmentos da comunidade, como saúde, infra-estrutura, dentre outros, e descobrir as potencialidades de cada localidade que vão, inicialmente, beneficiar os distritos Pontal do Coruripe e Barreiras por serem potenciais turísticos, ecológicos e econômicos.
Para que os trabalhos sejam iniciados, foi realizada uma pesquisa diagnóstica que visa reconhecer os problemas da comunidade. Esta pesquisa, feita por alunos da rede pública municipal de ensino, detectou os principais pontos a serem trabalhados e através deste diagnóstico serão realizadas oficinas temáticas em cada comunidade, onde serão abordados os temas de saúde, meio ambiente, educação, lazer, cultura, infra-estrutura, ocupação e renda, dentre outros.
“Tomar consciência da realidade para construir um futuro melhor, essa é a nossa meta”, enfatizou o presidente do Instituto Paraíba do Meio, Teodorico Rocha.
O prefeito Marx Beltrão, visivelmente satisfeito com o lançamento do projeto “De Olho no Ambiente”, reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal de Coruripe em ser parceira de empreendimentos que visem trazer melhorias para a comunidade, gerando uma consciência participativa em cada cidadão.
“Reafirmo o compromisso desta prefeitura na participação deste projeto, pois é trabalhando em conjunto que iremos resolver nossos problemas e construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, disse.
Para entreter os participantes do lançamento do projeto “De Olho no Ambiente”, houve apresentações da Fanfarra Mirim da Escola Liege Gama Rocha, Banda Filarmônica José Azevedo Vasconcelos, Jogral do projeto Construir o Futuro, e exposição de standes de artesanato e culinária. Participaram do evento as associações Aobarco (Barreiras), Art & Cor (Coruripe), Arte e Nós (Lagoa do Pau) e componentes da sociedade civil.
Fonte: Ascom Coruripe