A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve anunciar na segunda-feira a criação de uma força-tarefa para atuar em todos os feriados e fins de semana, temendo uma nova onda de atrasos em vôos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve anunciar na segunda-feira a criação de uma força-tarefa para atuar em todos os feriados e fins de semana, temendo uma nova onda de atrasos em vôos. Uma das preocupações é de que surjam novos problemas com o trabalho dos controladores, que, no ano passado, realizaram a chamada operação-padrão, reduzindo o número de aeronaves por profissional e aumentando o espaço entre pousos e decolagens.
Técnicos especializados em equipamentos também devem ficar de plantão para evitar transtornos. Falhas nos sistemas de comunicação dos centros de control já provocaram atrasos em cadeia pelo País.
O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) afirma que não há como se preparar para um problema de controle de tráfego aéreo.
A Aeronáutica identificou também grande número de profissionais alegando dificuldades para dormir causadas pelo estresse. Controladores têm pedido a médicos da corporação que lhes receitem remédios que, por serem de tarja preta, reduzem o nível de atenção e impedem que trabalhem.