O presidente do PCdoB em Alagoas, vereador Marcelo Malta, avaliou como positiva a atuação do deputado federal Aldo Rebelo no debate realizado na manhã desta segunda-feira pela TV Câmara.
O presidente do PCdoB em Alagoas, vereador Marcelo Malta, avaliou como positiva a atuação do deputado federal Aldo Rebelo no debate realizado na manhã desta segunda-feira pela TV Câmara. Além de Rebelo, que é candidato à reeleição para presidente da Câmara dos Deputados, também participaram do debate os parlamentares Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Segundo o vereador, Aldo Rebelo conseguiu mostrar para a sociedade que é candidato à reeleição por representar uma instituição, e não os interesses de um partido.
"Quando o Aldo declara que não precisou pedir a Lula autorização para ser presidente, ele revela ser um candidato de postura independente", analisa Malta. "O Aldo é um candidato com fidelidade no campo político, mas que mantém uma postura de independência no poder que representa. Diferente do Chinaglia, que é uma candidatura mais partidária e restrita", completa.
Marcelo Malta também achou que o debate foi de alto nível entre os candidatos e que um possível segundo turno deverá favorecer a candidatura à reeleição de Aldo Rebelo. "Há uma maior possibilidade de quem votou no Gustavo Fruet migrar o voto em favor de Aldo num segundo turno com o deputado Arlindo Chinaglia", aposta.
O vereador também destaca a iniciativa do presidente da Câmara de valorizar os veículos de comunicação da Casa ao propor a realização do debate pela TV Câmara. "Foi uma inovação do Aldo e prestigia os meios de comunicação da Casa. Deu para a sociedade a oportunidade de acompanhar o processo eleitoral na Câmara", observa.
A eleição para a Presidência da Câmara será realizada na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, às 15 horas (horário de Brasília). No caso de um eventual segundo turno, a votação será realizada no mesmo dia da apuração dos votos.