Categorias: Esporte

Empate eletrizante atrasa os planos de Flamengo e Botafogo

Flamengo e Botafogo entraram em campo neste domingo, dependendo apenas de si mesmos para garantir antecipadamente uma vaga na semifinal da Taça Guanabara - primeiro turno do Campeonato Estadual do Rio. Por isso, fizeram um clássico eletrizante, mas o empate por 3 a 3, no Maracanã, atrasou os planos de ambos.

Flamengo e Botafogo entraram em campo neste domingo, dependendo apenas de si mesmos para garantir antecipadamente uma vaga na semifinal da Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Estadual do Rio. Por isso, fizeram um clássico eletrizante, mas o empate por 3 a 3, no Maracanã, atrasou os planos de ambos.

Mesmo melhor no primeiro tempo, o Botafogo saiu atrás ao levar gol de Obina. No último minuto da etapa inicial, o time alvinegro empatou com Jorge Henrique. E logo no início do segundo tempo, Dodô, de pênalti, virou.

Aos 31min, Ronaldo Angelim empatou para o Flamengo. Depois, Juan foi expulso. Joilson, com um golaço, colocou o Botafogo novamente à frente. Mas Roni empatou tudo de novo ao marcar seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, aos 38min.

"O Flamengo lutou até o final. A derrota não seria justa. As duas equipes fizeram um grande jogo, bem aberto, lá e cá. Quem ganhou foi o público, que viu um grande futebol", comentou Roni.

"A sensação é de derrota. Principalmente pelas falhas que cometemos lá atrás. No momento que estava 3 a 2, não poderíamos errar. Acabou acontecendo, e eles fizeram um gol. Depois, ainda tentamos, mas desarrumados", observou o volante Túlio, do Botafogo.

Com o empate, o Flamengo perdeu os 100% de aproveitamento, mas se manteve na liderança isolada do grupo A, agora com dez pontos. Já o Botafogo recuperou a segunda posição, com oito – ao lado do Madureira. Desta forma, ambos ainda vão depender de pelo menos um empate na última rodada para avançar à próxima fase do torneio regional.

Como o Flamengo enfrenta o Madureira na última rodada, no próximo sábado, classifica si próprio e o Botafogo em caso de vitória. Se empatar, o rival de General Severiano também só necessita de um empate com o Boavista. Só que o time alvinegro joga na sexta-feira e, portanto, vai precisar vencer para não correr nenhum risco de ser eliminado.

Por isso, aparentemente, o empate no clássico foi pior para o Botafogo. Mas também foi muito ruim para o Flamengo, que planejava obter a vaga antecipadamente neste domingo para estrear na Libertadores já classificado para a semifinal do primeiro turno.

Assim, o time rubro-negro poderia poupar seus titulares na última rodada da Taça Guanabara, contra o Madureira, para preparar melhor a equipe para seu segundo jogo na Libertadores, contra o Maracaibo-VEN, no dia 21 de fevereiro, no Maracanã.

"É lógico que o empate não foi exatamente o que queríamos. Nos manteve na liderança, mas queríamos nos classificar com antecipação, o que não aconteceu. Mas, pelas circunstâncias, foi bom", afirmou o atacante Roni.

Sem a sensação do dever cumprido, o Flamengo viaja na segunda-feira para a Bolívia, onde estréia na Libertadores na próxima quarta, às 21h45 (de Brasília), contra o Real O Botafogo só volta a campo na próxima sexta, para enfrentar o Boavista, em Saquarema, às 20h30.