Categorias: Esporte

Na estréia em casa na Libertadores, Flamengo vence com facilidade

Enfim, o Flamengo estreou em "condições normais" na Copa Libertadores da América. A torcida, que aplaudiu seus "heróis" após o empate na altitude boliviana, compareceu em bom número nesta quarta, no Maracanã, e acompanhou a tranqüila vitória sobre o Maracaibo, por 3 a 1.

Bruno Domingos/Reuters

Obina fez o terceiro do Fla

Enfim, o Flamengo estreou em "condições normais" na Copa Libertadores da América. A torcida, que aplaudiu seus "heróis" após o empate na altitude boliviana, compareceu em bom número nesta quarta, no Maracanã, e acompanhou a tranqüila vitória sobre o Maracaibo, por 3 a 1.

Depois de uma seqüência de três jogos sem vitória (dois pelo Estadual e um pela Libertadores), os jogadores rubro-negros entraram em campo dispostos a provar que é possível pensar em títulos com o time montado para 2007. Se é que o Maracaibo pode ser parâmetro para tanto, a torcida deixou o estádio com esperanças para a temporada, principalmente pelo que foi apresentado no primeiro tempo.

O time carioca foi melhor do apito inicial ao final do árbitro Enrique Osses e aproveitou três das diversas oportunidades que teve. Após Renato marcar em chute de longa distância e aliviar a tensão pelo primeiro gol, o Flamengo passou a se portar mais calmo em campo e chegou aos dois gols seguintes com naturalidade, com Souza e Obina, sempre de cabeça.

Na etapa final, o time rubro-negro apenas administrou o placar, enquanto o Maracaibo demonstrou descontrole, abusando de faltas violentas. No fim de jogo, o time venezuelano conseguiu descontar.

O goleiro Bruno, que pouco foi incomodado durante a partida, acredita que o público de 32 mil pagantes, mesmo em plena quarta-feira de cinzas, tenha sido fundamental para a construção do tranqüilo placar. "Isso mexe com o jogador, mostra que a torcida está confiando no nosso trabalho e dá uma motivação muito grande".

Com o resultado, a equipe carioca foi a quatro pontos e conseguiu reduzir a diferença para o líder do Grupo 5, Paraná, que bateu o Real Potosí-BOL nesta quarta e chegou aos seis. A terceira colocação do grupo é ocupada pela equipe boliviana, com um ponto, enquanto o Maracaibo é o lanterna, ainda com zero.

Para o Flamengo, é importante evitar que o outro representante brasileiro da chave dispare na ponta porque, mesmo que dois assegurem vaga em cada grupo, aquele que fizer melhor campanha irá enfrentar nas oitavas-de-final um dos piores classificados.

Com essa mentalidade, a equipe carioca disputará seu próximo desafio na competição, justamente contra o Paraná, em Curitiba, no dia 14 de março. Antes disso, em 28 de fevereiro e 13 de março, Maracaíbo e Real Potosí se enfrentam pela terceira e quarta rodadas, primeiro na Venezuela e depois na Bolívia.

O Flamengo agora volta suas atenções à semifinal da Taça Guanabara, que acontece no próximo domingo, contra o Vasco. Apesar da Libertadores ser a prioridade no ano, o técnico Ney Franco já adiantou que não poupará ninguém para o "Clássico dos Milhões".

Recentes