Categorias: Polícia

Agentes penitenciários são empossados na próxima semana

A aula inaugural contará com a palestra “Inteligência Emocional” que será proferida pelo diretor da Escola Penitenciária, coronel do Exército Luiz Antonio da Silva Miranda.

A partir da próxima segunda-feira a Superintendência de Administração Penitenciária inicia a posse dos 178 aprovados no concurso público de agente penitenciário do Estado de Alagoas.

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado dos dias 16, 22 e 23 deste mês a lista de nomeados que vão compor a turma de 178 aprovados. No total foram chamados 130 homens e 48 mulheres, cumprindo o acordo firmado no final do mês passado entre o governo e os representantes dos aprovados no concurso.

A posse acontece durante toda a semana na sede da Superintendência de Administração Penitenciária – localizada na Avenida Fernandes Lima, n° 1.322, no bairro do Farol – e a solenidade formal de posse vão ser realizadas junto com a aula inaugural do Curso de Formação e Capacitação na próxima sexta-feira, às 8h, no auditório do Palácio República dos Palmares, no bairro do Centro.

A aula inaugural contará com a palestra “Inteligência Emocional” que será proferida pelo diretor da Escola Penitenciária, coronel do Exército Luiz Antonio da Silva Miranda.

De acordo com o coronel Miranda, as informações sobre o início das aulas teóricas do Curso de Formação e Capacitação e os locais de aula serão repassadas durante a solenidade no palácio, onde os empossados receberão o cronograma de atividades.

O curso contará com a carga horária de 250 horas de aulas teóricas, sendo concluído em sete semanas. A capacitação conta com as disciplinas de Defesa Pessoal, Legislação Penal, Direitos Humanos, Criminologia, Gerenciamento de Crise, Relação Interpessoal, Epidemiologia em Saúde, Comunicação e Expressão, Reintegração Social, Prática do Serviço Penitenciário e Papiloscopia.

Após as aulas teóricas os concursados passarão por um período de estágio supervisionado nas unidades prisionais. “Após a capacitação é que os novos agentes assumirão efetivamente o posto nas unidades prisionais”, explicou Miranda.