Este ano, o projeto tem uma novidade que promete atrair muitos noivos. É a realização gratuita de casamentos, com o apoio do cartório e da Igreja Católica local. Outro serviço novo é o atendimento odontológico que vai cuidar do sorriso dos pindobenses e ensinar dicas de saúde bucal.
A população rural de Pindoba, na zona da mata alagoana, e de cidades circunvizinhas vai poder aproveitar um dia de atividades sociais com a chegada do Cidadão Rural, no próximo dia 27.
A segunda edição do projeto promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Alagoas (Senar/AR/AL) traz novidades para atender mais de 1.500 pessoas com serviços de cidadania, saúde, educação e lazer.
Durante todo o dia, das 8h às 17h, serão ofertadas diversas atividades gratuitas, na Escola Municipal Santa Clara. Entre elas, o Senar/AR/AL destaca a emissão de documentos – como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, reservista e Registro Civil – que foi o serviço mais procurado no Cidadão Rural do ano passado.
“O homem do campo também precisa estar com a documentação em dia, mas muitas vezes não tem condições. O Cidadão Rural dá a oportunidade de resgatar a dignidade do homem rural”, enfatiza Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e do Conselho Administrativo do Senar/AR/AL.
Este ano, o projeto tem uma novidade que promete atrair muitos noivos. É a realização gratuita de casamentos, com o apoio do cartório e da Igreja Católica local. Outro serviço novo é o atendimento odontológico que vai cuidar do sorriso dos pindobenses e ensinar dicas de saúde bucal.
Na parte jurídica, um advogado estará à disposição para tirar dúvidas e apresentar os direitos do cidadão. Os participantes também poderão buscar orientações jurídicas sobre pequenas causas. “Estamos trabalhando para promover, já no próximo projeto, a agilidade e resolução de processos jurídicos mais graves”, destaca Almeida.
A cultura não foi esquecida pelos organizadores. Durante todo o evento haverá apresentação de grupos de dança, banda de fanfarra, guerreiro e brincadeiras infantis.
A exemplo do ano passado, os participantes também poderão usufruir serviços de saúde, inscrição no Bolsa Família, cortes de cabelo e barba. Para momentos de urgência, os visitantes vão conhecer técnicas de Primeiros Socorros em um curso. “Com as novidades e os demais serviços esperamos receber no mínimo 1.500 pessoas, como em 2006. Mas nosso objetivo é superar esse número”, garante Doriléia Ferreira, coordenadora do projeto.
O Projeto Cidadão Rural, desenvolvido pelo SENAR/AR/AL, é voltado diretamente para as comunidades rurais, contemplando o desenvolvimento de atividades com o enfoque em cultura, saúde, educação, lazer, serviços, proporcionando um dia de integração social, de forma participativa e educativa, sob a orientação de profissionais.
O ano de 2006 foi um marco para o Senar/AR/AL por conta do sucesso do lançamento do projeto Cidadão Rural. A cidade escolhida para a estréia foi Viçosa, onde eram esperadas 500 pessoas para serem atendidas. A união de organizadores e parceiros superou as mais otimistas expectativas e foram mais de 1.500 pessoas beneficiadas.
A boa aceitação da primeira edição mobilizou todos os que fazem o Senar/AR/AL a pensarem no projeto em 2007, beneficiando ainda mais pessoas. “Nossa expectativa é fazer, no mínimo, quatro edições do Cidadão Rural este ano. As duas próximas cidades devem ser Mar Vermelho e Santana do Ipanema”, disse Álvaro Almeida, acrescentando que o projeto do Senar veio para ficar e só tende a crescer.