Categorias: Política

Emoção marca o sepultamento do prefeito de Monteirópolis

O enterro do prefeito da cidade de Monteirópolis, José Aílton Nogueira Mota foi marcado pela emoção de familiares e amigos que se reuniram no Campo Santo Parque das Flores para dar o último adeus a ‘Zé Aílton’, como era mais conhecido.

Alagoas24horas

Veículo em que o prefeito de Monteirópolis viajava

O sepultamento do prefeito Monteirópolis, José Aílton Nogueira Mota, foi marcado pela emoção de familiares e amigos que se reuniram no Campo Santo Parque das Flores para dar o último adeus a ‘Zé Aílton’. Cânticos, abraços, flores e palavras de conforto eram ditas durante todo o tempo em que a família e amigos estiveram reunidos.

O sepultamento conseguiu unir lideranças políticas, como o governador Teotonio Vilela Filho, o ex-governador Luís Abílio, os deputados federais Givaldo Carimbão e Maurício Quintella, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Albuquerque, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jarbas Omena; a ex-presidente da entidade e prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão; o presidente da Uveal, Cláudio Roberto Costa, prefeitos e vereadores dos municípios alagoanos.

Para o governador Teotonio Vilela Filho, a morte de Zé Aílton foi um acontecimento trágico e que chocou a população alagoana. “Foi uma morte prematura, que dizimou toda uma família de bem. Ainda estou perplexo com o que aconteceu; dói-me muito saber que não terei mais meu amigo e aliado político por perto”, lamentou o governador.

O presidente da ALE, Antônio Albuquerque, amigo pessoal do prefeito, também se disse chocado com a tragédia. “Eu prefiro falar do Zé na condição de meu amigo; um amigo leal. Sem dúvida sua ausência será sentida por mim durante muitos anos. A morte é uma perda irreparável”, comentou.

Velório

Durante todo o velório, era grande a quantidade de pessoas que chegavam para se solidarizar os familiares e amigos do prefeito. A cada nova visita à capela, comentários do líder político que ‘Zé Aílton’ tinha sido na região. O caixão foi fechado às 9h50 e uma bandeira de Alagoas foi colocada sobre ele.

O acidente

José Aílton Nogueira Mota morreu num acidente ocorrido na noite de quinta-feira, 22, na AL-220, próximo ao município de Campo Alegre, no Agreste de Alagoas. O Space Fox dirigido por Zé Ailton se chocou contra o microônibus da Real Alagoas, que fazia a linha Maceió/Arapiraca.

O acidente vitimou outras três pessoas: a namorada Maria Adeilda Santos, 27 anos; a filha dela, Maria Fernanda dos Santos, três anos; e Bruna Maria dos Santos, de 20 anos, cunhada do prefeito. Todas elas foram enterradas, também na manhã deste sábado, na cidade de Santana do Ipanema.

Trajetória política

José Ailton cumpria seu primeiro mandato como prefeito de Monteirópolis. Ele foi eleito em 2004 com 2.353 votos (61% do total de votos válidos). Antes foi vice-prefeito na gestão 1997/2000 da prefeita Leonor Monteiro, com quem rompeu politicamente e acabou com a dobradinha na eleição de 2000.

Na eleição de 2000 disputou a prefeitura pela primeira vez, mas acabou derrotado pela prefeita que conseguiu se reeleger. Em 2004, voltaram a se aliar politicamente e Zé Ailton, que na época trabalhava como assessor na Secretaria Coordenadora de Articulação do governo estadual, acabou sendo eleito prefeito de Monteirópolis para o mandato de 2005 a 2008.

Em seu lugar assume o vice-prefeito Mailson de Mendonça Lima (PSB).