Categorias: Economia

Potencialidades turísticas de Alagoas serão divulgadas na BNTM 2007

O “trade” turístico alagoano vai comparecer em massa ao evento da Fundação CTI-NE.

O Estado de Alagoas, por meio das secretarias estadual e municipal de Turismo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention & Visitors Bureau, participará da 16ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), a se realizar no período de 21 a 24 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, numa realização da Fundação CTI-Nordeste.

Considerada pelo Governo Federal como o maior evento de geração de negócios do País, a BNTM 2007 reunirá 300 operadores internacionais, os buyers, e 280 fornecedores nacionais, denominados suppliers; principais bandeiras hoteleiras internacionais, órgãos oficiais de turismo, companhias aéreas, nacionais e internacionais, e associações e entidades do setor.

Segundo o secretário de Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro – que preside a CTI-NE -, as negociações, na BNTM, devem girar em torno de US$ 132,8 milhões, ou seja, 10% a mais do que no ano passado, acrescentando que, este ano, deverão acontecer 6.900 reuniões de negócios previamente agendadas, entre buyers e suppliers.

Na feira de Turismo da BNTM, Alagoas terá amplo estande, onde haverá a distribuição de folheteria institucional e dos hotéis filiados à ABIH-AL, bem como degustação de produtos Sococo, Fika Frio, além do tradicional nego-bom e sequilhos produzidos em Maragogi. Até agora já confirmaram presença na BNTM os municípios alagoanos de Jequiá da Praia, Delmiro Gouveia, Piaçabuçu, Coruripe, Marechal Deodoro, Feliz Deserto, Barra de São Miguel, Maceió, Maragogi, Pilar, Piranhas e Penedo.

Histórico
Criada em 1992 por iniciativa da Fundação CTI/NE, a BNTM tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio entre o trade turístico nacional – formado por agentes de viagens, hoteleiros, operadores de turismo e companhia aéreas – com operadores de turismo dos principais mercados internacionais. O evento conta com o apoio dos governos Federal e do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Ministério do Turismo e Embratur, Infraero, Caixa Econômica Federal, Chesf, Banco do Nordeste, ABIH-PE, Recife Convention e Sebrae-PE.
A Fundação CTI-NE é um colegiado formado por órgãos oficiais de turismo dos nove estados nordestinos, com sede na cidade do Recife, que visa defender os interesses do turismo do Nordeste como um todo. Alagoas já sediou a BNTM por duas vezes, em 1995 e em 2006.