Categorias: Economia

Aposentados e pensionistas do Estado precisam regularizar cadastro

Quem não compareceu ao chamamento só receberá o pagamento após a atualização cadastral perante a secretaria da Administração. A regularização é feita no prédio do antigo Hotel Beiriz, na rua do Sol, Centro.

Quem não compareceu ao chamamento´só receberá o pagamento após a atualização cadastral perante a secretaria da Administração. A regularização é feita no prédio do antigo Hotel Beiriz, na rua do Sol, Centro.

A secretária-adjunta de Administração, Adriana Toledo, reforçou sua afirmação sobre a importância da medida adotada pelo governo, no início deste ano, de convocar aposentados e pensionistas para que atualizem a situação cadastral.

Ela disse que a iniciativa visa proteger e assegurar direitos. “É uma medida de gerenciamento e controle, como é feita pelo INSS, para ter certeza de que todos estão regulares”, afirmou.

Adrina Toledo explicou que 1700 pessoas deixaram de comparecer e que há casos também de aposentados e pensionistas que, embora tenham comparecido, deixaram de apresentar documentos exigidos, havendo também casos de irregularidades em termos de dados e números fornecidos.

Ao assumir a direção da secretaria de Administração, em janeiro deste ano, o então secretário de Administração, André Vajas, determinou a convocação de 2.400 aposentados e pensionistas que não compareceram ao censo feito em março e abril do ano passado.

O novo prazo para a regularização cadastral foi até 28 de fevereiro, com os 1700 aposentados e pensionistas deixando de comparecer. Por conta disso, a secretaria de Administração resolveu reter temporariamente o pagamento, até a necessária regularização por parte do beneficiário, sendo liberado logo em seguida.

A secretária informou que há casos de pessoas com procuração vencida e falta de documentos necessários. Também há casos mais graves como os de filhos de ex-funcionários que apresentaram declaração falsa de escolaridade, para continuar usufruindo do benefício.