Nesta sexta-feira e sábado, o Sebrae estadual promove o curso Despertar Rural, com o objetivo de apoiar as 17 famílias que vivem na localidade para trabalhar de forma sustentável, integrada e agroecológica.
Produtores do assentamento Alemar, em Pão de Açúcar, Alagoas, serão capacitados para desenvolver pequenos negócios rurais. Nesta sexta-feira e sábado, o Sebrae estadual promove o curso Despertar Rural, com o objetivo de apoiar as 17 famílias que vivem na localidade para trabalhar de forma sustentável, integrada e agroecológica.
Durante o curso, os agricultores receberão orientação para melhorar e aumentar a produção, gerando excedentes para a comercialização. Também serão tratadas questões técnicas como as épocas ideais para o plantio e a colheita de hortaliças e legumes. Além disso, os participantes serão orientados para calcular o custo da produção e gerenciar de forma eficaz os pequenos negócios rurais.
O Despertar Rural é uma das ações de implantação do Projeto Produção Agroecológica Sustentável (Pais) – antigo Projeto Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável (UFPAS) – realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, o Sebrae/AL, a Fundação Banco do Brasil, o Movimento Minha Terra e a Secretaria de Agricultura (Seagri).
O Pais está sendo implantado em 17 estados do Brasil, em municípios selecionados pelo Ministério da Integração, que avalia, entre outros itens, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a situação econômica da comunidade. Em Alagoas o projeto abrange as cidades de Pão de Açúcar e Poço das Trincheiras.
De acordo com a gerente da Carteira de Agronegócios do Sebrae/AL, Fátima Santos, o Pais busca sensibilizar os produtores para o cultivo baseado em ações planejadas e empreendedoras. “Queremos contribuir para a otimização dos recursos naturais das pequenas propriedades e, assim, proporcionar a geração de renda nesses assentamentos”, afirmou a gestora.