Existem hoje no Brasil cerca de 550 mil pessoas procuradas pela Justiça, ou seja, cujos mandados de prisão ainda não foram cumpridos. Já o número de presos, em todo o país, é de 401.236, de acordo com dados colhidos em dezembro de 2006.
Um levantamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública mostra que há mais foragidos do que presos em todo o sistema penitenciário do País. Existem hoje no Brasil cerca de 550 mil pessoas procuradas pela Justiça, ou seja, cujos mandados de prisão ainda não foram cumpridos. Já o número de presos, em todo o país, é de 401.236, de acordo com dados colhidos em dezembro de 2006.
Caso todos os mandados de prisão fossem cumpridos seria necessário duplicar a capacidade prisional. No País, existem hoje 1.051 unidades prisionais. Entre os procurados há pessoas acusadas tanto de crimes hediondos quanto de crimes menos graves.
A Secretaria Nacional de Segurança informa, no entanto, que o número de foragidos varia diariamente, pois os dados são fornecidos pelas Justiças Estaduais a cada dia, com o saldo de mandados expedidos e cumpridos.
No Estado do Rio de Janeiro, pelo menos 5% dos condenados pela Justiça no Rio estão foragidos. São 6.254 presos que fugiram de alguma penitenciária e até hoje não foram recapturados, segundo o jornal O Globo.
A maior parte dos fugitivos – 3.759 – estava no regime semi-aberto. Os número fazem parte do Sistema Integrado de População Carcerária, um banco de dados com informações inéditas, e ainda parciais, sobre condenados e detentos no Rio, em SP e Sergipe. O sistema será lançado hoje pelo Consleho Nacional de Justiça (CNJ).