A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assumiu a distribuição de bolsas coletoras para os pacientes ostomizados cadastrados no Programa de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho. As bolsas serão entregues amanhã, a partir das 9 horas na sede da unidade, aos pacientes da capital e do interior.
A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assumiu a distribuição de bolsas coletoras para os pacientes ostomizados cadastrados no Programa de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho.
As bolsas serão entregues amanhã, a partir das 9 horas na sede da unidade, aos pacientes da capital e do interior. O material está distribuído entre bolsas coletoras de colostomia de uma e duas peças de 45mm e 57mm, placas aderentes e bolsas de urostomia de duas peças.
A colostomia é um tipo de ostoma (cavidade por onde são expelidas urina e fezes) intestinal que faz a comunicação do cólon com o exterior. Já a urostomia é a intervenção cirúrgica que consiste em desviar o curso normal da urina. A ileostomia é um tipo de ostoma que faz a comunicação do intestino delgado com o exterior. As três intervenções podem ser permanentes ou temporárias.