Categorias: Economia

Procomun orienta consumidores sobre compra de pescados e ovos de páscoa

Com a aproximação da Páscoa, o Procomun se preparou para orientar o consumidor sobre produtos que têm suas vendas aumentadas neste período: ovos de chocolate e pescados.

Com a aproximação da Páscoa, o Procomun se preparou para orientar o consumidor sobre produtos que têm suas vendas aumentadas neste período: ovos de chocolate e pescados.

Em virtude disto, o Procomun vem alertando os consumidores sobre como proceder na hora das compras, para não sofrer nenhum tipo de prejuízo.

Segundo o coordenador-geral do Procomun, Beroaldo Rodrigues, um consumidor bem informado é capaz de efetuar uma compra consciente e segura.

OVOS

Quando for comprar chocolates e ovos de páscoa, o consumidor deve atentar inicialmente para a leitura cuidadosa do rótulo desses produtos, pois informações como a data de validade e ingredientes são fundamentais. Chocolates com recheio de frutas tendem a perecer com maior facilidade, por isso a data de fabricação e validade do produto tem de ser levadas em consideração.

Atualmente muitos consumidores têm optado pela compra de ovos de Páscoa nas versões light e diet. O Procomun alerta que essas nomenclaturas não significam necessariamente que sejam isentos ou tenham um percentual reduzido de açúcar ou energia. Alguns produtos diet, por exemplo, apesar de não possuir açúcar, apresentam mais gordura do que os chocolates convencionais, por isso, o consumo deve ser moderado.

PESCADOS

O outro alimento cujo consumo aumenta na Páscoa é o pescado (além de outros produtos obtidos nas pesca). A primeira providência que o consumidor deve adotar é verificar as condições de higiene do local, bem como a forma como os pescados são armazenados e acondicionados.

O Procomun está orientando os consumidores a escolher atentamente o pescado que pretendem adquirir. É importante verificar se o peixe está com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, o corpo deve estar rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade. Em muitos casos deve-se atentar se o tom avermelhado nas guelras não é corante.

Quanto aos frutos do mar, se a escolha for camarão é fundamental que eles estejam firmes e com a carapaça presa ao corpo, e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais