A segunda-feira, dia 9, vai ser de recomeço para grande parte das escolas da rede estadual de ensino. O início do ano letivo de 2007 neste dia reúne tanto as unidades de ensino que concluíram as aulas em dezembro e janeiro, mas aderiram à greve entre janeiro e março, quanto àquelas que foram beneficiadas com a Resolução 007/2007 do Conselho Estadual de Educação de Alagoas. A resolução, publicada no Diário Oficial do último dia 3, garantiu a conclusão do ano letivo de 2006 para as unidades de ensino que cumpriram no mínimo 75% da carga horária prevista na matriz curricular, em todas as disciplinas.
A segunda-feira, dia 9, vai ser de recomeço para grande parte das escolas da rede estadual de ensino. O início do ano letivo de 2007 neste dia reúne tanto as unidades de ensino que concluíram as aulas em dezembro e janeiro, mas aderiram à greve entre janeiro e março, quanto àquelas que foram beneficiadas com a Resolução 007/2007 do Conselho Estadual de Educação de Alagoas.
A resolução, publicada no Diário Oficial do último dia 3, garantiu a conclusão do ano letivo de 2006 para as unidades de ensino que cumpriram no mínimo 75% da carga horária prevista na matriz curricular, em todas as disciplinas.
“Será o início do ano letivo para as escolas que estavam paralisadas devido à greve dos professores. Na verdade, a data oficial foi em 26 de fevereiro”, explica o coordenador de Educação, Neilton Nunes, ressaltando que grande parte das escolas paralisadas está localizada em Maceió. No interior, muitas unidades de ensino estão em atividade desde os meses de fevereiro e março.
Segundo Neilton, mais de 70% dos estabelecimentos de ensino estaduais estão realizando atividades relativas a 2007, enquanto o restante ainda conclui 2006. Em relação às instituições que começam as aulas nesta segunda-feira, o coordenador ressalta que o calendário está sendo pensado de modo a não se estender demais, para não prejudicar os alunos.
“Assim que a greve acabou, os professores retornaram às suas escolas para participar da jornada pedagógica e organização do calendário deste ano”, conta Neilton. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte recomenda a utilização dos sábados e, durante o dia, a extensão das horas-aula. No entanto, cada unidade de ensino tem autonomia para organizar suas atividades pedagógicas de modo a contemplar as necessidades dos estudantes e as exigências legais.
A rede estadual de ensino possui 343 escolas, 106 delas localizadas em Maceió. São 303 mil alunos e a previsão de matrícula de alunos novos para este ano foi de 35 mil novas vagas. Segundo estimativa da Coordenação de Educação, esse número pode chegar a 45 mil.