Categorias: Educação

Pedagogia a Distância forma 244 professores no Sertão

A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, destacou o momento como o de celebração de vitória por qualificar e ampliar os conhecimentos dos formandos que já atuam na rede de ensino do Sertão alagoano.

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, presidiu neste final de semana, a solenidade de Colação de Grau do Curso de Pedagogia Modalidade a Distância de 2447 formandos dos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Olho D Água do Casado e Canindé do São Francisco (SE).

O evento, bastante concorrido, foi realizado no Clube Atalaia, em Piranhas, sede do Núcleo Pólo, reuniu professores, prefeitos, secretários municipais, estudantes e convidados.

A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, destacou o momento como o de celebração de vitória por qualificar e ampliar os conhecimentos dos formandos que já atuam na rede de ensino do Sertão alagoano. “Isso é mais uma demonstração de que a educação é o caminho da mudança para qualquer sociedade”. Segundo ela, é com esse propósito que a Ufal se amplia para o interior do Estado. Durante o evento, a reitora aproveitou para pedir a colaboração dos prefeitos da região no sentido de sensibilizar a bancada federal e fazer gestão junto ao governo federal.

O prefeito de Piranhas, Inácio Loyola, paraninfo da turma, destacou que “o momento pode ser considerado como divisor de águas para os métodos de ensino, ultrapassando os tradicionais e consolidando os novos, que por sua vez precisam de constante desenvolvimento, devido interação entre educandos e o mundo, que inteferem no processo de aprendizagem”. Segundo Loyola, a formatura do curso de Pedagogia da Ufal é um marco na educação do Sertão alagoano.

Para a professora Adriana Sales, diretora do Centro de Educação da Ufal, a formatura dos novos pedagogos consolida a ampliação e fortalecimento das ações de educação a distância e formação de professores.

A turma dos formandos em Pedagogia a Distância levou o nome da professora Edméia Nunes, coordenadora técnica pedagógica do curso. Emocionada, agradeceu a cada um dos formandos pela homenagem. “Educação faz mudanças e contribui com uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Edméia.

Presentes ao evento, os pró-reitores de graduação e estudantil, Graças Tavares e Eduardo Lyra, respectivamente, professor José Guido (Proex), Gilberto Rodrigues, diretor do Instituto Xingo, João Pulo Maranhão, diretor da Chesf, professores e técnicos da Ufal.