O projeto também visa ensinar os jovens surdos que não tiveram acesso à boa educação, capacitando-os para a linguagem de LIBRAS de modo lúdico, despertando a auto-estima e abrindo portas para o mercado de trabalho. Ao final do projeto será lançado um livro e um DVD, produzido pelos próprios surdos, cada qual contando sua história.
A AAPPE (Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais) promove durante o mês de abril curso de línguas de sinais, que terá duração de três meses; a ação faz parte do projeto “Era uma vez…” que possui o objetivo de despertar nos pais, de portadores de deficiência auditiva, um elo de afeto e comunicação, já que as atividades foram planejadas de modo a criar uma interação entre pais e filhos através da Libras. O curso também vai capacitar jovens surdos e pais – de crianças surdas com idade entre 0 a 14 anos – a contar histórias infantis usando a língua de sinais; visto o fascínio que toda criança possui por conhecer contos infantis. Com isso haverá o fortalecendo da linguagem da criança, aumento no vocabulário e desenvolvimento da expressão.
Mareike Bübl, uma das idealizadoras do projeto fala da importância do curso para a sociedade surda e afins; “ se a criança surda nos primeiros anos de vida não tem uma comunicação como os pais ela não tem a chance de se desenvolver bem. A criança sofre o risco de ser isolada do ciclo familiar, não tendo acesso a linguagem. Por isso o projeto atinge os pais com educadores diretos dos filhos, estimulando um canal emocional e informativo ”, finaliza.
O projeto também visa ensinar os jovens surdos que não tiveram acesso à boa educação, capacitando-os para a linguagem de LIBRAS de modo lúdico, despertando a auto-estima e abrindo portas para o mercado de trabalho. Ao final do projeto será lançado um livro e um DVD, produzido pelos próprios surdos, cada qual contando sua história. Mais informações: 3377- 1326