O objetivo da aquisição é enquadrar os pequenos produtores de leite na Instrução Normativa nº 51, que entra em vigor no dia 1º de julho, no Nordeste.
A Cooperativa Agropecuária de Major Isidoro (Camila) fez parceria com empresa fabricante de tanques de ordenha mecânica e captação de leite e adquiriu 15 exemplares. O objetivo da aquisição é enquadrar os pequenos produtores de leite na Instrução Normativa nº 51, que entra em vigor no dia 1º de julho, no Nordeste.
A parceria da Camila com a empresa Westfália Surge garantiu o crédito de R$ 502 mil para a aquisição de tanques de 2.600 litros de capacidade cada um. De acordo com o presidente da Camila, Avânio Feitosa, os resfriadores de leite serão distribuídos de forma estratégica na Bacia Leiteira. “Eles serão tanques de leite comunitários, implantados em locais que tenham várias pequenas propriedades próximas. O fornecimento da matéria-prima para nossa cooperativa será otimizado com essa ação”, disse.
A iniciativa da Camila visa a enquadrar os pequenos produtores na Instrução Normativa 51, que implanta padrões de qualidade específicos, desde a ordenha até à industrialização.
A maior dificuldade dos produtores para aderir a essa norma é a compra desses tanques de expansão, que são indispensáveis para melhoria de qualidade. “Com os novos resfriadores, os pequenos produtores não ficarão fora do mercado e poderão se enquadrar à norma, produzindo leite de qualidade”, destacou Feitosa. Os tanques poderão ser usados pelos cooperados e também por produtores que queiram se associar à Camila.
Avânio Feitosa também ressalta que os fornecedores terão menos despesas com sua matéria-prima, pois vão economizar em transporte e energia. Além disso, eles estarão negociando diretamente com a Cooperativa, sem atravessadores.
A distribuição dos tanques será de acordo com a proximidade das propriedades com a indústria da Camila. As primeiras cidades a terem os resfriadores implantados serão: Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Major Isidoro. “Já vamos receber alguns tanques no final deste mês. Todos eles estarão implantados até o final de junho. Em julho, nossos cooperados já estarão de acordo com a Instrução Normativa 51”, concluiu Avânio Feitosa.