Categorias: Interior

Representantes do Unicef e da Caravana do Esporte visitam Quebrangulo

Em Quebrangulo, o projeto Fazer Valer os Direitos das Crianças e dos Adolescentes atua no desenvolvimento infantil e na educação inclusiva a cidadania dos adolescentes por meio do atendimento em ações complementares à escola.

Assessoria

Marcelo Lima ladeado de representantes do Unicef e da Caravana do Esporte

Foi em meio às comemorações do feriado nacional de “Tiradentes”, que Quebrangulo abriu suas portas neste final de semana, para receber diversas celebridades que lidam com o esporte, educação e o social, do Brasil e da Inglaterra.

Tudo para promover um grande evento; como conseqüência da conquistar do prêmio “Selo Unicef 2006” que o município obteve recentemente em Brasília, como também da passagem da Caravana do Esporte, que ocorreu em novembro passado na cidade.

“Este é um momento histórico para todos nós”, disse o prefeito Marcelo Lima, considerado o responsável por investir firme em crianças e adolescentes de baixo índice de desenvolvimento humano, através de projetos sociais vinculados ao Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Caravana do Esporte.

Desembarcaram na terra Graciliano Ramos, a oficial do Unicef, Ana Azevedo e os ingleses que fazem parte do Comitê Britânico da entidade, Crys Robinson e Beth Nicholls, além de André Arantes, secretário nacional dos Esportes, Raquel Martins, assessora do Ministério da Educação, Ana Mouser que preside a Caravana dos Esportes, Roberto Mendes, secretário estadual adjunto da Educação e do Esporte e jornalistas da TV ESPN-Brasil.

“Os indicadores sociais apontam que Quebrangulo avançou muito depois de ter encarado o projeto ‘Fazer Valer os Direitos das Crianças e dos Adolescentes’; bem diferente de outros municípios alagoanos que pararam em meio ao tempo com essa nossa proposta de trabalho”, disse a oficial do Unicef, Ana Azevedo, responsável pela articulação de trazer importantes representantes do Brasil e da Inglaterra para Quebrangulo, a fim de consolidar parcerias em torno dos projetos que a entidade executa em todo Brasil em defesa das crianças e adolescentes pobres.

Projeto

Em Quebrangulo, o projeto Fazer Valer os Direitos das Crianças e dos Adolescentes atua no desenvolvimento infantil e na educação inclusiva a cidadania dos adolescentes por meio do atendimento em ações complementares à escola.

Ele também incentiva à leitura com prática de baús de leitura fixos e itinerantes, organização de núcleos comunitários, capacitação de gestores públicos, educadores e técnicos e acompanhamento familiar, além de campanhas de mobilização social pelos direitos, amamentação e outros temas; sem falar na participação de jovens nos conselhos setoriais e em um programa da rádio comunitária local.

“Detectamos durante um amplo seminário que promovemos neste sábado, para professores e voluntários, que todo mundo aqui em Quebrangulo está engajado nas ações da Caravana do Esporte”, disse Alexandre Arena integrante da Caravana. “Discutimos o plano de ação continuada da Caravana, e o resultado foi ótimo. Tudo aqui está funcionando; o que raramente agente vê em outras cidades por onde passamos com a Caravana”, completou.

Caravana do Esporte

Caravana do Esporte é um projeto social que leva o esporte como ferramenta de educação a crianças e adolescentes de cidades de baixa renda do Brasil. Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef, que chancela o projeto, segundo a urgência por ações direcionadas à criança e ao adolescente dessas comunidades, consideradas prioritárias por seu baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

A ação da Caravana do Esporte é coordenada pela ESPN Brasil. A proposta metodológica é desenvolvida pelo Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, e a equipe se completa com uma rede de atletas parceiros. Profissionais que aplicam a metodologia do esporte social por meio de jogos educativos nas diversas modalidades esportivas como: futebol, tênis, basquete, vôlei, atletismo, judô, ginástica e canoagem, entre outras.