Categorias: Brasil

Infraero registra atrasos em 31,8% dos vôos

Segundo a estatal, 436 aviões partiram com mais de uma hora de atraso. Maioria dos atrasos foi provocada por fechamento de pista em Congonhas.

Marcílio Kimura/G1

Movimento no saguão do Santos Dumont

Dos 1.369 vôos programados para ocorrer em todo o país até as 18h desta sexta-feira (27), véspera do feriado prolongado do Dia do Trabalho, 436 registraram mais de uma hora de atraso, segundo balanço divulgado pela Infraero, estatal que administra os aeroportos. Esse número representa 31,8% dos vôos. Outros 37 vôos foram cancelados.

A maioria dos atrasos, de acordo com a Infraero, é resultado do fechamento da pista do Aeroporto de Congonhas no início desta manhã, por causa da chuva que atingiu São Paulo. Como o terminal paulistano é o mais movimentado do país, a suspensão das operações provocou um "efeito cascata" em outros aeroportos.

Ainda de acordo com o balanço da estatal, em Congonhas, 85 dos 241 vôos sofreram atrasos – o equivalente a 35,3% do total. Em Guarulhos, das 155 decolagens, 70 aconteceram fora do horário previsto (45,2%).

No Rio, o Aeroporto Santos Dumont reabriu para decolagens por volta de 17h e para pousos no início da noite. O aeroporto foi fechado às 15h por causa da chuva forte. Cinco vôos que chegariam no Santos Dumont foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

As filas no Santos Dumont ocuparam grande parte do saguão. A sala de embarque chegou a ser fechada, por causa da quantidade de passageiros. Com o fechamento da pista, o saguão começou a ficar lotado de passageiros em busca de informações sobre os vôos. Houve bate-boca entre passageiros e funcionários das companhias aéreas nos balcões de check-in.

No aeroporto do Galeão, dos 124 vôos programados, 25 (20,2%) sofreram atrasos de mais de uma hora.

Os fechamentos dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont causam reflexos em outras capitais. Em Porto Alegre, segundo a Infraero, 15 dos dos 52 vôos atrasaram mais de uma hora, o que representa 28,8%.

Em Minas Gerais, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 18 (35,3%) dos 51 vôos registraram atraso. No Aeroporto da Pampulha, também em Belo Horizonte, um vôo com destino a Vitória foi cancelado.

Em Brasília, dos 89 vôos programados até as 18h, 19 (21,3%) atrasaram mais de uma hora, segundo a Infraero.