A atividade será realizada a partir das 14h, no auditório da Prefeitura de União dos Palmares.
O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô em parceira com o Núcleo Temático Identidade Negra na Escola promove na próxima quarta-feira, 2, o debate estadual sobre a conjuntura da Serra da Barriga e a importância do Parque Memorial Quilombo dos Palmares nesse contexto. A atividade será realizada a partir das 14h, no auditório da Prefeitura de União dos Palmares.
Na ocasião, estarão presentes para a expor o tema Edvaldo Neiva de Araújo (Zulu Araújo), presidente da Fundação Cultural Palmares e a Patrícia Mourão, Secretária Executiva do Instituto Magna Mater – ONG idealizadora do parque. O objetivo é reunir representantes do movimento negro, sociedade palmarina e demais interessados para esclarecerem suas dúvidas sobre a implantação e manutenção do Parque.
O evento conta com o apoio da Associação dos Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares (Agrucenup), Sindicato dos Trabalhadores de Escolas Particulares (Sintep) e da Prefeitura de União dos Palmares.
O parque
O espaço definido para a implantação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares ocupará apenas o Platô, em preocupação com os estudos arqueológicos realizados na região. Com o intuito de homenagear os guerreiros quilombolas, a história e costumes do povo palmarino será exaltada à arquitetura africana – formato de pau-a-pique com cobertura vegetal.
A infra-estrutura é considerada uma das mais modernas e adequadas, que possibilitará aprofundar o conhecimento da história e cultura afro-brasileira. Os visitantes poderão desfrutar de espaços temáticos nomeados com palavras de origem banto e yourubá, formado por: espaço multiuso (batucagé); mirantes para visualização; textos em quatro idiomas; banheiros; casa de farinha: ocas indígenas; casa dos santos; palácio Múxima de Palmares (Coração de Palmares); restaurante Kúuku-Waana (banquete familiar) e sete pontos audiovisuais com vozes de artistas consagrados, como: Djavan, Carlinhos Brow, Toni Tornado, Leci Brandão e Xica Xavier.
O projeto arquitetônico conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal e da Petrobrás. P ara obter mais informações sobre o Quilombo dos Palmares, cultura afro-brasileira e a estrutura do Parque, encontra-se a disposição o site www.quilombodospalmares.org.br.