Categorias: Maceió

Mais de sete mil cartões do Bolsa Família serão bloqueados em Alagoas

O pagamento será bloqueado a partir do dia 18 de maio, por altos indícios de irregularidades encontrados nas auditorias realizadas em todos os estados brasileiros.

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou, nesta segunda-feira, que vai bloquear mais de 330 mil benefícios concedidos aos participantes do programa Bolsa Família.

O pagamento será bloqueado a partir do dia 18 de maio, por altos indícios de irregularidades encontrados nas auditorias realizadas em todos os estados brasileiros.

Nas auditorias, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS comparou a renda declarada no Cadastro Único de Programas Sociais com a renda informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos anos de 2004 e 2005, para verificar inconsistências entre as informações das duas bases.

Em Alagoas, a auditoria encontrou irregularidades em 7.230 cartões e outras 5.020 famílias terão a renda averiguada nos próximos meses.

Programa

O critério para receber o benefício mensal é que a renda por integrante da família seja de até R$ 120,00.

Hoje, o Ministério anunciou o bloqueio dos benefícios de famílias com maiores indícios de estarem fora do perfil do programa. No entanto, se elas se enquadrarem no critério do Bolsa Família, devem procurar o gestor municipal do programa e solicitar a atualização de sua renda no Cadastro Único. Assim, o benefício será desbloqueado.

Se a família realmente tem renda superior àquela prevista nas regras do Bolsa Família, o benefício será cancelado. Se porventura a renda informada no cadastro não for revisada no prazo de 90 dias, estes benefícios serão cancelados.