Categorias: Cultura

Oficinas de cooperativismo e associativismo serão realizadas em Bebedouro

Destinada às lideranças e aos participantes de grupos folclóricos da região do bairro, a atividade objetiva o repasse de conhecimento referente a conceitos básicos e necessários à constituição e ao desenvolvimento de associações e cooperativas.

Nos dias 12, 19 e 26 deste mês, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) estará promovendo, no Ponto de Cultura Chã de Folguedos em Bebedouro, a realização de oficinas de cooperativismo e associativismo.

Destinada às lideranças e aos participantes de grupos folclóricos da região do bairro, a atividade objetiva o repasse de conhecimento referente a conceitos básicos e necessários à constituição e ao desenvolvimento de associações e cooperativas.

Para o presidente da FMAC, Marcial Lima, a metodologia das oficinas levará em consideração as vivências e o nível de formação e compreensão em beneficio coletivo dos participantes. “A idéia é despertar o sentimento de cooperação e valorização do trabalho de cada um”, disse.

O treinamento terá como responsável, o professor e especialista em Educação Popular, Valdenício Santos. Capacitador da Organização das Cooperativas Brasileiras, e coordenador do Programa de Ocupação Produtiva do Centro de Educação Popular e Cidadão, localizado na Grota da Alegria, no Benedito Bentes. No Local, o professor desenvolve um trabalho que estimula a comunidade a se organizar visando à geração de emprego e renda, a partir da produção do artesanato.

Durantes as oficinas, serão realizadas dinâmicas que devem conduzir para momentos de reflexão das práticas pessoais e coletivas de cada um, fazendo assim uma relação entre teorias versus prática vivenciada no dia-a-dia. De acordo com o presidente da FMAC, a meta é que a partir dessa capacitação, os grupos folclóricos da comunidade de Bebedouro gerem ocupação e renda. Será possível, por exemplo, confeccionar produtos artesanais, e estimular uma melhor organização econômica dos grupos, tanto no que diz respeito à compra de materiais, como também no que se refere às demandas para as apresentações.

“A implementação dessa ação contribui para aumentar a auto-estima de homens e mulheres, vendo-os como protagonistas de sua própria história. É uma oportunidade de expansão da inclusão social”, ressaltou.

Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Chã de Folguedos que funciona no bairro de Bebedouro foi inaugurando em abril deste ano. A iniciativa surgiu da FMAC que desenvolveu o Projeto e encaminhou ao Ministério da Cultura (MinC). A ação beneficia atualmente grupos folclóricos, de Bebedouro, da Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro e das comunidades ao entorno.

O local serve de espaço para ensaios e cursos. Contando também com equipamentos de produção audiovisual, máquinas para oficinas de costura, bordado, indumentárias, adereços, souvenires e instrumentos musicais.

Recentes